Espaço Itaú de Cinema

Programação 2002 – São Paulo

Artes visuais – cinema e vídeo – dança – educação – literatura – mídias interativas - música – teatro




A partir de 12 de maio, a sede do Itaú Cultural na Avenida Paulista passa a oferecer uma programação diária e permanente que contempla todas as áreas de expressão trabalhadas pela instituição. Cada dia da semana será dedicado a um programa diferente, sempre gratuito.

TERÇAS


Teatro – Bastidores da Cena – quinzenalmente, de 21 de maio a 29 de outubro, às 19h, na Sala Itaú Cultural (300 lugares) ou na Arena (80 lugares).
Série de 10 oficinas com cinco diretores teatrais brasileiros (duas aulas cada um), que ensinam suas técnicas. Dirigido a estudantes de teatro, o programa é uma rara oportunidade de conhecer o trabalho de encenadores das grandes companhias teatrais, que não costumam ministrar cursos abertos. O público em geral pode participar como ouvinte. Inaugura o projeto o diretor Antunes Filho. Já estão confirmados os nomes de Cibele Forjaz, Sérgio de Carvalho e Marcio Marciano.

Literatura - Esquina da Palavra – quinzenalmente, de 28 de maio a 19 de novembro, às 19h30, na Sala Itaú Cultural (300 lugares).
Em revezamento com o Bastidores da Cena, o já consagrado programa de Claudiney Ferreira é um bate-papo entre a platéia e escritores renomados, seguido de sessão de autógrafos e, eventualmente, lançamento de livros. Os dois primeiros programas da temporada 2002 chegam com um diferencial: excepcionamente, serão apresentados três cronistas por sessão. A estréia acontece no dia 28 com Moacyr Scliar, Ivan Ângelo e Lourenço Diaféria, e no segundo encontro, em 11 de junho, se reúnem Ferréz, Ignácio de Loyola Brandão e Marcelo Coelho.

QUARTAS


Variedades – Quarta Pop – semanalmente de 7 de agosto a 11 de dezembro, às 20h, na Sala Itaú Cultural (300 lugares).
Espécie de revista direcionada aos jovens de 14 a 25 anos, o programa que estréia no segundo semestre trará espetáculos musicais, performances e debates de temas de interesse desse público. Um apresentador vai conduzir as atividades e introduzir os convidados.

Literatura - Esquina da Palavra Jovem – quinzenalmente, de 7 de agosto a 27 de novembro, às 16h, na Sala Itaú Cultural (300 lugares).
Encontros no mesmo formato do Esquina da Palavra, mas exclusivamente concentrado em autores que escrevem para o público jovem.

Dança - Ensaio Geral – programação especial de férias, de 3 a 24 de julho, às 19h30, na Sala Itaú Cultural. (vagas a definir)
Série de quatro aulas-espetáculo comandadas pelo mestre no assunto, J.C. Viola, que terá como assistentes jovens coreógrafos. Juntos, vão ensinar o público a dançar os gêneros antigos e da atualidade, como o hip hop e o rap. Ao som das trilhas executadas por DJ’s, o artista-professor fala também da origem e desenvolvimento do ritmo em questão e convida o público a participar de uma aula aberta.

QUINTAS


Cinema e Vídeo – Cine Vídeo Itaú - semanalmente, de 23 de maio a 26 de setembro, em horário a programar, na Sala Itaú Cultural (300 lugares) e no Ponto Digital (lotação livre).
Exibições que se diversificam entre produções experimentais de vídeo, filmes considerados cult e clássicos da produção mundial. A seleção será convergente com alguns dos eventos que acontecem durante o ano no instituto. A primeira sessão se realiza no dia 23, com a pré-estréia do vídeo 33, de Kiko Goifman, selecionado para o Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo em 2001. A programação de trabalhos contemplados no programa de apoio à produção audiovisual, concedido pela instituição desde 1999, continua até o mês de junho. Em julho, está programada uma seleção de documentários experimentais sobre personagens e paisagens. Em agosto tem o lançamento da mostra Digital Cult, que privilegia o formato digital em exibições como a Kinetica 3, com filmes e vídeos abstratos do Iota Center (USA), a série francesa Art Vídeo e vídeos de animação e computação gráfica de George Barber.

SEXTAS E SÁBADOS


Música – Espetáculos semanais, de 14 de junho a 16 de novembro, com horário a definir, na Sala Itaú Cultural (300 lugares).
O fim de semana traz uma programação que passeia por várias vertentes da música brasileira. Os primeiro espetáculo é de Sérgio Santos (14 e 15 de junho), seguido por Renato Braz (21 e 22 de junho) e Yamandú Costa (28 e 29 de junho). Outros nomes previstos são Uakti, Cajú & Castanha, Marlui Miranda, Miúcha e Barbatuques, apenas para citar alguns exemplos.

SÁBADOS


Artes Visuais – Monitorias Temáticas – semanalmente, em períodos de exposições durante todo o ano, às 16h, nos espaços expositivos - 1º e 2º subsolos e 1º mezanino (20 lugares).
Durante as mostras Pioneiro Palatnik e Vertentes da Produção Contemporânea (de 12 de maio a 7 de julho), Emoção Art.ficial (de 10 de agosto a 20 de outubro) e Transmidia (previsão de inauguração em novembro), o Núcleo de Projetos Educativos da instituição organiza visitas guiadas que fazem recortes específicos da exposição em questão.

Artes Visuais – Oficina de Movimento para Crianças – semanalmente, de 1º de junho a 6 de julho, às 15h30, na Arena (somente 20 vagas)
A atividade, organizada pelo Núcleo de Projetos Educativos, trabalha técnicas de movimento Laban associadas ao trabalho do artista Abraham Palatnik. Administrada por Lenira Rangel, especialista no sistema de dança educativa de Laban, a oficina dialoga com a exposição Pioneiro Palatnik, em cartaz de 12 de maio a 7 de julho no 1º Mezanino. Pra crianças de 6 a 11 anos. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis.

DOMINGOS


Infantil – Domingo da Criança – semanalmente, de 2 de junho a 1º de dezembro, às 11h, na Arena (80 lugares)
Série de 21 atividades dirigida à criança de 7 a 11 anos. O objetivo é despertar o interesse da criança pela cultura nas suas mais diferenciadas linguagens – música, dança, literatura, cinema, teatro, etc. Algumas oficinas já confirmadas: teatro de sombras com o Grupo Caixa de Imagens Teatro de Animação, contadores de histórias com a criadora Teca Matoso, percussão corporal com o grupo Barbatuques, e também apresentação de jogos, espetáculos e histórias indígenas, coordenados por Daniel Munduruku, índio da nação Munduruku.
No primeiro domingo do mês, tem lugar o Brincando com Palavras, versão infantil do Esquina da Palavra. O formato é o mesmo da edição original, adaptada para seu público: encontros com escritores e ilustradores de literatura infantil.

Artes Visuais – Arte em Jogo – semanalmente, em períodos de exposições durante todo o ano, às 15h, nos espaços expositivos - 1º e 2º subsolos e 1º mezanino (somente 20 vagas).
A atividade é destinada a grupos de famílias que interagem com as exposições em cartaz através de brincadeiras e jogos organizados no próprio espaço expositivo. Conceitos de arte são o ponto de partida para a reflexão em grupo. O projeto é adequado para crianças a partir de seis anos.


PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
Artes Visuais – Visitas guiadas às exposições – diariamente, em períodos de exposições. Para escolas (incluindo monitorias especiais para professores), de terça a sexta, de manhã, à tarde e à noite, e aos sábados, somente pela manhã e à tarde (agendamento prévio); para o público espontâneo, de terça a sexta, às 12h30 e 18h, nos fins de semana e feriados, de hora em hora (sábados, das 14 às 18h, domingos e feriados, das 11 às 18h).
Para escolas, os monitores trabalham conceitos de arte partindo da observação atenta das obras expostas, em visitas ágeis e investigativas As monitorias são adequadas à faixa etária, nível escolar e repertório artístico de cada grupo. Foram montadas também monitorias específicas para professores, que adquirem informações e conceitos para melhor preparar suas visitas com os alunos, e para grupos espontâneos, que abordam o tema da exposição de uma forma mais generalizada. Inclusive, é possível também fazer uma visita guiada ao acervo permanente do Itaú Numismática – Museu Herculano Pires, no mesmo edifício.

Educação – Centro de Documentação e Referência – de terça a sábdo, das 10 às 18h, somente para pesquisa no 2º subsolo, e Posto Circulante, com produtos para empréstimo, no Ponto Digital.
Misto de biblioteca, hemeroteca, videoteca e cdteca, o Centro oferece cerca de 30 mil títulos que tratam, basicamente, da arte e da cultura brasileiras.

Novas Mídias – Ponto Digital – de terça a sexta, das 10 às 21, sábados, domingos e feriados, das 10 às 19h, no Piso Paulista (lotação livre).
Uma área de convivência repleta de novidades hi-tech – tela holográfica, notebooks com acesso à internet, sistema soundtube e tv’s de plasma ligadas em canais do mundo inteiro, tudo isso acessado de um imenso sofá para várias pessoas. O Ponto Digital é um local que alia cultura ao entretenimento.

Site: https://www.itaucultural.org.br/
Email: instituto@itaucultural.org.br
Endereço: Av. Paulista, 149 - a 100 m da estação Brigadeiro do metrô
11 3268 1777/ 1776