Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Judith Butler em Cruzadas morais contra os direitos humanos no Brasil

30/11/2017
visibility 99

A Unifesp apresenta o encontro: Quem tem medo de Judith Butler? As cruzadas morais contra os direitos humanos no Brasil. Em 8 de dezembro, às 13h, no anfiteatro Leitão da Cunha, na Vila Mariana.

Judith Butler
Nascida nos Estados Unidos em 1956, é filósofa pós-estruturalista, uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. É professora do departamento de retórica e literatura comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley (Maxine Elliot Professor). Desde 2006 Judith Butler atua com Hannah Arendt Professor de Filosofia no European Graduate School (EGS), Suíça.

Visita ao Brasil
Judith visitou o Brasil em 2015, passando despercebida fora do meio acadêmico. Agora, em novembro de 2017, ministrou conferências na Unifesp e no Sesc Pompeia, ambas na capital paulista. Suas palestras foram sobre a democracia, mas o foco dos protestos foram sobre suas teorias sobre gênero e sexualidade; por grupos que se voltam contra sua influência intelectual e política.

Na Universidade Federal de São Paulo
A Unifesp, a acolheu e deu-lhe voz. E agora, preparou um evento que mostra sua contribuição para pensar sobre o reconhecimento das diferenças como parte da construção da democracia em nosso país.

O evento Quem tem medo de Judith Butler? As cruzadas morais contra os direitos humanos no Brasil será o primeiro das Jornadas Multicampi Unifesp de Direitos Humanos, que serão realizadas a partir de 2018. Jornadas, que têm por objetivo reiterar o potencial de sua obra para diagnosticar e refletir não apenas sobre os citados protestos e agressões; mas também sobre os movimentos atuais contra eventos e exposições envolvendo o que denominam de ideologia de gênero. Tais movimentos materializam cruzadas morais cujo verdadeiro alvo são os direitos sexuais e reprodutivos, já que não existe ideologia de gênero, mas sim produção científica, artística e política em favor dos direitos das mulheres, homossexuais, pessoas trans e intersexo; ou seja, de grupos sociais que buscam reconhecimento social e cidadania plena.

Serviço - Quem tem medo de Judith Butler? As cruzadas morais contra os direitos humanos no Brasil
- dia 8 de dezembro de 2017, às 13h00 - com ingressões gratuitas até o dia do evento
- local: Anfiteatro Leitão da Cunha
- Rua Botucatu, 740 - Vila Clementino - Vila Mariana - São Paulo - SP
- classificação: Livre

Inscrições
- site Unifesp

Mais informações
- com Raquel Vieira
- telefone 11-5576-4848 ramal 8654

Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp