Estresse na comunicação entre surdos e ouvintes - voluntários para pesquisa Unifesp

04/01/2018
Visualizado 654 vezes.
Estresse na comunicação entre surdos e ouvintes - voluntários para pesquisa Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - na Vila Mariana - recruta voluntários para o estudo que avalia o estresse de surdos na comunicação com pessoas ouvintes. A pesquisa é na pós-graduação em Nefrologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp); com o uso de biomarcadores. Também serão selecionadas, pessoas ouvintes, para grupo de controle. Os selecionados participarão de um encontro na Vila Clementino, próximo ao metrô Santa Cruz.

Quem o estudo beneficia
O estudo visa avaliar quais públicos ficam mais estressados, quando a comunicação entre surdos e pessoas ouvintes não é eficiente; principalmente, quando uma pessoa surda procura uma unidade de saúde. Assim, o conhecimento desse nível de estresse, torna-se um forte argumento para que se invista na educação em Libras; tanto para quem não é ouvinte, quanto para quem é. Os resultados do estudo podem sensibilizar profissionais da saúde, em sua relação com o paciente, beneficiando todos os envolvidos nessa comunicação. Pode-se supor também, que os resultados podem estimular a profissionalização de tradutores em Libras.

Perfil dos candidatos
Podem participar indivíduos do sexo masculino, com idade entre 18 e 40 anos, que sejam surdos profundos e que se comunicam somente em Libras; e que tenham cursado o ensino médio completo.

Grupo de controle
Para o grupo controle, serão selecionados indivíduos ouvintes, do sexo masculino e com idade entre 18 e 40 anos; os quais devem ter concluído o Ensino Médio.

Não podem participar
Não serão selecionados para o estudo deficientes auditivos e surdos oralizados que não utilizam as Línguas de Sinais (LS), portadores de doenças cardiovasculares e indivíduos que utilizem qualquer mediação de forma crônica.

Local do encontro
Os candidatos participarão de um encontro, com duração de 50 minutos, na rua Pedro de Toledo, n° 669 - 9º andar, na Vila Clementino, em São Paulo/SP.

Inscrições: wharleysan@gmail.com ou 11-98320-8031, falar com Warley Almeida Santos.

Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp