Buñuel no divã com Giovanna Bartucci no Instituto de Cervantes

23/04/2018
Visualizado 1460 vezes.
Buñuel no divã com Giovanna Bartucci no Instituto de Cervantes

Luis Buñuel no divã com a psicanalista e cinéfila Giovanna Bartucci no Instituto de Cervantes São Paulo em maio de 2018. Giovanna oferecerá um curso sobre o diretor Buñuel à luz da teoria psicanalítica.

Luis Buñuel Portolés
Nascido na Espanha em 1900, naturalizado mexicano, Buñuel foi diretor de cinema, que trabalhou com Salvador Dalí. Entre suas obras:

Os Esquecidos (1950), com o qual recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes; o obra está registrada como Mem´ria do Mundo na Unesco, por sua relevância histórica.

Viridiana (1961)
Obra vencedora da Palma d'Or no Festival de Cannes de 1961, Viridiana é um filme sobre uma jovem freira prestes a fazer seus votos finais que faz uma visita a seu tio viúvo. Foi considerada uma obra-prima pela crítica, que atraiu muita controvérsia. O jornal oficial do Vaticano o filme como "blasfemo".

Belle de Jour (1967)
Estrelado por Catherine Deneuve, Jean Sorel e Michel Piccoli, o filme ganhou o Leão de Ouro e o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme no Festival de Veneza em 1967. Muitos dos figurinos de Deneuve foram concebidos pelo famoso designer Yves St. Laurent.

Tristana (1970)
Baseado no romance homônimo de Benito Pérez Galdós e estrelado por Catherine Deneuve e Fernando Rey, o filme recebeu comentários críticos positivos e foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O Discreto Charme da Burguesia (1972)
Sucesso de bilheteria e de crítica, tanto na Europa como nos EUA, e ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e uma indicação de Melhor Roteiro Original.

Serviço - Buñuel no divã com Giovanna Bartucci

- dias 8, 15, 22 e 29 de maio, das 19h30 às 21h30
- inscrições: cultsao@cervantes.es
- investimento: R$150

Contatos
- telefone: 11-3504-1000
- e-mail: informasao @ cervantes.es

Fonte: Instituto Cervantes de São Paulo
- Av. Paulista, 2439 - Térreo - Cerqueira César - São Paulo