Festival Internacional do Documentário Musical na Cinemateca

12/06/2019
Visualizado 628 vezes.
Festival Internacional do Documentário Musical na Cinemateca

IN-EDIT Brasil na Cinemateca Brasileira

O 11º Festival Internacional do Documentário Musical (IN-EDIT) na Cinemateca Brasileira é um evento cinematográfico que fomenta a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador.

História do IN-EDIT

O Festival IN-EDIT é realizado atualmente em diversos países como Chile, Grécia, México e Colômbia. Mas, sua primeira edição foi em 2003, em Barcelona em 2003. No Brasil, o IN-EDIT acontece desde 2009, assim, teremos nossa 11ª edição na Cinemateca Brasileira de 13 e 23 de junho de 2019. Também, o Festival acontece em outras instituições, como: CCSP, CineSesc, Galeria Olido e Matilha Cultural. E também, nas Casas Noturnas Z Largo da Batata, Cine Jóia e Blue Note São Paulo.

Sessões Gratuitas

As sessões da 11ª edição do IN-EDIT Brasil na Cinemateca Brasileira têm entrada gratuita. Consulte os valores para outras salas de cinema. Confira a programação da Cinemateca Brasileira.

Programação IN-EDIT

O Barato de Iacanga

Sinopse: O Barato de Iacanga possui raras imagens de arquivo, onde produtores e músicos refazem a história do Festival de Águas Claras, que levou milhares de pessoas a uma fazenda no interior de São Paulo. Foram quatro edições entre as décadas de 1970 e 1980. Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, João Gilberto, Jorge Mautner, Os Mutantes, Raul Seixas passaram pelos palcos do evento, que ficou conhecido como Woodstock brasileiro. Direção de Thiago Mattar.

- dia 20 de junho, às 16h
- produção de 2018 - 93 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Gilberto Gil, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Paulinho Boca de Cantor, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Jorge Mautner, Sandra de Sá, Raul Seixas, Egberto Gismonti, Claudio Prado, Pena Schmidt, Antonio Checchin Jr. (Leivinha), Elici Bueno e Giovanni Checchin.

Blue Note: It must Schwing

Sinopse: Blue Note: It must Schwing aconteceu em 1939, quando dois imigrantes judeus alemães que escaparam do nazismo, montaram em Nova Iorque o selo discográfico mais emblemático e celebrado de todos os tempos: o Blue Note Records. Com depoimentos Herbie Hancock, Wayne Shorter, Sonny Rollins, Quincy Jones, e produção de Win Wenders. Direção de Eric Friedler.

- dia 15 de junho, às 18h
- produção de 2018 - 90 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- elenco: Herbie Hancock Sonny Rollins Wayne Shorter Quincy Jones Lou Donaldson Sheila Jordan Ron Carter Rudy van Gelder George Benson Rolf Kühn

Bruk out! A Dancelhall Quenn Documentary

Sinopse: O dancehall passou das festas clandestinas nos guetos em Montego Bay, na Jamaica, às pistas de dança do mundo. Seis garotas de diferentes países se preparam para o maior evento do gênero: o International Dancehall Queen Competition. Ainda que marcado por uma música forte e uma dança hipersexualizada, o que prevalece no dancehall é um sentimento de comunidade, militância e dedicação. Direção de Cori McKenna.

- dia 22 de junho, às 18h
- produção de 2017 - 69 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Estados Unidos
- elenco: Participantes do Dancehall Queen competition

Clementina

Sinopse: Uma viagem através das músicas e da história da cantora e compositora Clementina de Jesus (1902-1987). Considerada o elo perdido entre a cultura brasileira e suas raízes africanas, seus sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado nos conduzem ao profundo mundo de Quelé. Clementina foi revelada para o mundo apenas aos 62 anos e rapidamente tornou-se um dos maiores expoentes do samba, influenciando toda uma geração de MPB. Direção de Ana Rieper.

- dia 20 de junho, às 19h
- produção de 2018 - 75 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Hermínio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Nelson Sargento, Alcione, Tantinho da Mangueira, entre outros

Desolation Center

Sinopse: O evento chamado de Desolation Center aconteceu no início dos anos 1980, quando o assédio e a perseguição feita sobre a cena punk pela polícia de Los Angeles empurrou um grupo de fãs a montar shows em locais ainda mais alternativos. E encontraram no deserto Mojave a solução. Para chegar ao local, os organizadores fretavam ônibus escolares para jovens e, no palco, passarem a nata das bandas pós-punk, como Minutemen, Meat Puppets, Einstürzende Neubauten, Sonic Youth, entre outras. O espírito clandestino, o LSD e estilo musical inspiraram futuros eventos como o Lollapalooza e o Burning Man. Direção de Stuart Swezey.

- dia 20 de junho, às 14h
- produção de 2018 - 93 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Estados Unidos
- elenco: Einstürzende Neubauten e Sonic Youth

Dorival Caymi – Um Homem de Afetos

Sinopse: Dorival Caymmi (1914-2008) tem suas memórias e confidências relembradas através de uma entrevista inédita gravada em 1998. Os filhos, Nana, Dori e Danilo, e amigos como Gilberto Gil e Caetano Veloso compartilham histórias e interpretam clássicos do cantor e compositor que foi um dos responsáveis pela definição da Bahia no século XX dentro do imaginário brasileiro. Direção de Daniela Broitman.

- dia 23 de junho, às 16h
- produção de 2019 - 90 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Dorival Caymmi, Danilo Caymmi, Dori Caymmi e Nana Caymmi

Els Ulls S’Aturen de Créixer

Sinopse: Els Ulls S’Aturen de Créixer é o retrato íntimo do compositor maiorquino Miquel Serra. Através de suas canções, fragmentos de vídeos caseiros filmados durante a juventude e entrevistas com aqueles que conviveram com ele, são visitados seu trabalho, sua filosofia de vida e a estreita relação com seu irmão Joan. Direção de Javier García Lerín.

- dia 20 de junho, às 15h
- produção de 2018 - 85 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Espanha
- elenco: Miquel Serra, Joan Serra, Pep Toni Ferrer, Michael Mesquida, Miquel Perelló, Aina Rogers, Xisco Fuster, Miquel Ángel Cabrer, Joan Cerdà, Helyett Carayon i Joan Pascual.

Future Language: The Dimensions of Von LMO

Sinopse: Von LMO é um dos personagens mais misteriosos da No Wave. Para entrar em seu universo, a diretora inicia com o músico uma estreita e perigosa amizade. Ao entrevistar sua trupe, ela revela as faces de um homem paranóico, sábio e imaginativo, cuja biografia está cheia episódios obscuros que incluem viagens interplanetárias, revelações místicas e situações hilariantes. Direção de Lori Felker.

- dia 13 de junho, às 20h
- produção de 2018 - 90 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: EUA
- elenco: VON LMO, Otto von Ruggins, Steve Cohen, Peter Crowley, Weasel Walter

História Secreta do Pop Brasileiro

Sinopse: História Secreta do Pop Brasileiro é baseada no livro Pavões misteriosos (2014), escrita pelo próprio diretor da série, quando são reveladas histórias desconhecidas dos bastidores da música pop brasileira. Além de cerca de 60 entrevistados, a série conta com 20 números musicais gravados ao vivo no lendário estúdio Mosh, em São Paulo, e produzidos por Hélio Costa Manso. A série será lançada no In-Edit Brasil com exibição integral dos 8 episódios. Direção de André Barcinski.

- dia 23 de junho, às 18h - Parte 1
- dia 23 de junho, às 20h - Parte 2
- produção de 2019 - exibição DCP - formato original Digital
- duração: 8 capítulos de 26 minutos
- país de origem: Brasil
- elenco: Carbonos, Mister Sam, Gretchen e Raul Gil

I used to be Normal: A Boybang Fangirl Story

Sinopse: I used to be Normal: A Boybang Fangirl Story é a experiência pessoal de quatro mulheres com idades entre 16 e 64 anos, o filme explora o impacto que diferentes bandas - The Beatles, Backstreet Boys, Take That e One Direction - tiveram na vida de suas fãs. Direção de Jessica Leski.

- dia 21 de junho, às 18h
- produção de 2018 - 93 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Austrália, EUA
- elenco: The Beatles, Take That, Backstreet Boys e One Direction

Memórias do Grupo Opinião

Sinopse: Memórias do Grupo Opinião surgiu a partir das lembranças do diretor e dramaturgo João das Neves e depoimentos de Ferreira Goulart, Carlos Lyra, Carlos Heitor Cony entre outros. O filme reconta a história do Grupo Opinião, coletivo derivado do Centro Popular de Cultura, o CPC, que marcou a resistência contra a ditadura civil-militar. O grupo chamou a atenção por fazer um teatro de protesto e de resistência que apresentou à classe média carioca artistas como Cartola, Zé Keti e João do Vale e ficou na ativa até o começo dos anos 1980. Direção de Paulo Thiago.

- dia 21 de junho, às 16h
- produção de 2019 - 72 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil

Miles Davis: Birth of the Cool

Sinopse: Em Miles Davis: Birth of the Cool, um dos mais importantes nomes da música do século XX, Miles Davis não só mudou os rumos do jazz, mas também revelou outros grandes da história da música como John Coltrane, Ron Carter, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Art Blakey, Chick Corea. Aqui, grandes momentos de sua trajetória são visitados, e também os baixos. Direção de Stanley Nelson.

- dia 15 de junho, às 20h
- produção de 2019 - 115 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: EUA

Milford Graves: full Mantis

Sinopse: A criatividade de Milford Graves, um dos percussionistas mais audazes do planeta, é traduzida em biologia, artes marciais, batidas do coração e o free jazz mais poderoso. São dissertados os temas que Milford buscou e o conhecimento que adquiriu para conectar o som dos tambores com o mais profundo da mente e da alma. Direção de Jake Meginsky, Neil Young.

- dia 15 de junho, às 16h
- produção de 2018 - 91 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: EUA
- elenco: Milford Graves, Min Tanaka, Joe Rigby, Hugh Glover e Arthur Williams

My Generation

Sinopse: Em My Generation, Michael Caine coproduz e narra em primeira pessoa as transformações culturais que atravessaram a Inglaterra dos anos 1960 na música, cinema, teatro, moda e artes visuais. Com depoimentos de Paul McCartney, Roger Daltrey, Sandie Shaw, Marianne Faithfull, o filme defende a tese que esta geração foi a primeira em que jovens trabalhadores da periferia protagonizaram o desenvolvimento cultural e transformaram o panorama artístico do país e também do mundo. Direção de David Batty.

- dia 20 de junho, às 20h
- produção de 2017 - 85 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Reino Unido
- elenco: David Bailey, Michael Caine, Joan Collins, Roger Daltrey, Dudley Edwards, Marianne Faithfull, Bárbara Hulanicki, Lulu, Paul McCartney, Terry O’Neill, David Puttnam, Mary Quant e Twiggy

New Order: Decades

Sinopse: Quase quarenta anos depois da estreia do Joy Division na TV Granada, em Manchester, o New Order volta a estes míticos estúdios para um projeto especial. Acompanhamos o processo de criação do show So It Goes - uma série de cinco apresentações produzidas originalmente para o Festival Internacional de Manchester. Direção de Mike Christie.

- dia 14 de junho, às 20h
- produção de 2018 - 85 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Reino Unido

Pipoca Moderna

Sinopse: Pipoca Moderna é o líder e único remanescente da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru, Sebastião Biano continua na ativa aos cem anos de idade. O filme o acompanha com seus sobrinhos músicos e o pifeiro Junior Caboclo pelo estado de Pernambuco, onde revê familiares, participa de shows e gravações. Direção de Helder Lopes.

- dia 16 de junho, às 17h
- produção de 2019 - 72 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Sebastião Biano, Junior Kaboclo, Gilberto Biano e João Biano

Rudeboy: The Story of Trojan Records

Sinopse: Rudeboy: The Story of Trojan Records é a história do mais famoso selo discográfico de música jamaicana de todos os tempos e também do idílio entre a classe trabalhadora britânica e os ritmos surgidos nos guetos de Kingston, Londres. Do caminhão com que Duke Reid circulava com seu sound system às grandes gravações históricas a cargo de gente como Dandy Livingstone, Lee Perry, Toots & The Maytals, Desmond Dekker, Bunny Lee, Derrick Morgan, Rubeboy nos brinda com o mais emblemático dos ritmos jamaicanos. Direção de Nicolas Jack Davies.

- dia 22 de junho, às 16h
- produção de 2018 - 86 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- paises de origem: Jamaica e Reino Unido
- elenco: Lee ‘Scratch’ Perry, Toots Hibbert, Ken Boothe, Neville Staple, Marcia Griffiths, Dave Barker, Dandy Livingstone, Lloyd Coxsone, Pauline Black e Derrick Morgan.

Segue o Baile - Bixiga 70

Sinopse: Uma das mais badaladas bandas da nova geração, o Bixiga 70 se propõe a por as pessoas para dançar. Com influências do afrobeat, música caribenha, jazz, pop e música instrumental brasileira, o grupo tem lugar garantido em alguns dos principais palcos do mundo. Em Segue o baile, conhecemos o universo criativo formado por nove cabeças e como é engendrado o transe sonoro em que suas plateias são imersas. Direção de Rubens Crispin Jr.

- dia 15 de junho, às 19h
- produção de 2019 - 60 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Orlando Julius, João Donato, Cris Scabello, Cuca Ferreira, Daniel Gralha, Daniel Nogueira, Décio 7, Douglas Antunes, Marcelo Dworecki, Mauricio Fleury, Rômulo Nardes.

Sound System - A Voz da Quebrada

Sinopse: Desde o surgimento das primeiras equipes de som no Brasil, nos anos 70, até os sound system, muita coisa aconteceu e existe muita história para ser contada. Sound System - A Voz da Quebrada faz um mergulho neste universo cheio de graves vibrantes, dub, ska e reggae. Direção de Fernando Augusto.

- dia 22 de junho, às 17h
- produção de 2019 - 50 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Otavio Rodrigues, Jai Mahal, Fabio Murakai, Camilo Fyahman, Black Alien, Layla Arruda, Lone Ranger, U-Brown,  Johnny Osbourne, Marcelo Gregorio, Rica Caveman, Ricardo Magrão, Mauro Rabello, Uale Figura, Alex Stranjah Jurassico, Lys Ventura, Ras Wellington, Julio Pimenta e Arthur Joli.

Studio 54

Sinopse: Fundada em 1977 na rua 54 Oeste de Manhattan pelos estudantes de Direito Steven Rubell e Ian Schrager, o Studio 54 entrou rapidamente para a coleção de lendas urbanas mundiais e fez escola.

Contando com um material de arquivo valiosíssimo, onde figuram Grace Jones, Mick e Bianca Jagger, Michael Jackson, Truman Capote, Sylvester Stallone e um sem fim estrelas, Studio 54 traz o relato de gente estava lá e que fez a festa acontecer. Direção de Matt Tyrnauer.

- dia 21 de junho, às 20h
- produção de 2018 - 98 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: EUA

Suburban Steps to Rockland: The Story of the Ealing Club

Sinopse: O Ealing Club serviu de escola para os Rolling Stones, The Who, Cream, The Pretty Things, Manfred Mann entre tantos, reuniu aos amantes da música negra americana, até então ignorada em seu país de origem, dando forma a um movimento que pouco mais tarde invadiria o mundo inteiro.

Contando com um material de arquivo valiosíssimo, onde figuram Grace Jones, Mick e Bianca Jagger, Michael Jackson, Truman Capote, Sylvester Stallone e um sem fim estrelas, o filme traz o relato de gente estava lá e que fez a festa acontecer. Direção de Giorgio Guernier.

- dia 20 de junho, às 18h
- produção de 2019 - 89 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Reino Unido
- elenco: Jack Bruce, Ginger Baker, John Mayall, Jeremy Spencer, Paul Jones, Dick Taylor e Eric Burdon.

Tudo Pela Música - Os 20 Anos da Deck

Sinopse: Fundada por João Augusto, a DeckDisc é uma gravadora independente responsável por todas as etapas da produção de um álbum, contribuindo para o sucesso de artistas como Pitty, Sorriso Maroto, Cachorro Grande, entre outros. Depoimentos de executivos de gravadoras, concorrentes, artistas e de sua família, formam um painel em que mergulhamos na história da indústria fonográfica dos últimos anos e suas transformações. Direção de Daniel Ferro.

- dia 20 de junho, às 17h
- produção de 2018 - 108 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil
- elenco: Pitty, Alceu Valença, Erasmo Carlos, Elza Soares, João Donato, Matanza, Rafael Ramos, João Augusto, Monica Ramos, Lígia Ramos, Sorriso Maroto, Grupo Revelação, Falamansa, Washington Olivetto, Cachorro Grande, Fernanda Takai, Roberto Menescal, Ultraje A Rigor, Dead Fish, Ziraldo, Maskavo, André Midani, Teresa Cristina e Nelson Motta.

We Need Songwriters

Sinopse: Três amigos brasileiros - We Need Songwriters - caem na estrada percorrendo lugares míticos na música estadunidense, Nashville, Memphis, Clarksdale e New Orleans, em busca de uma questão fundamental: em dias em que os algoritmos é que decidem o que e como vamos escutar, nós ainda precisamos de compositores? Pela viagem, eles encontram com o John Carter Cash (filho de Johnny Cash), Hank Williams III, Frank Black, Morgan Freeman e Dr. Lonnie Smith, entre outros. Direção de Alexandre Petillo, Eduardo Palandi.

- dia 16 de junho, às 15h
- produção de 2019 - 105 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- paises de origem: Brasil e EUA
- elenco: Morgan Freeman, Frank Black, John Carter Cash, Wayne Jackson, Hank III, Jesse Lee Jones, entre outros.

Zuza Homem de Jazz

Sinopse: Zuza Homem de Mello é uma instituição no Brasil. Seja como produtor, jornalista, escritor ou crítico, Zuza sempre se destacou por sua seriedade e dedicação. Aos 85 anos, ele ainda tem muito para contar. Neste filme, vemos a Zuza em seu ambiente natural: a música em suas formas mais diversas, e especialmente, o jazz. Direção de Janaína Dalri.

- dia 15 de junho, às 17h
- produção de 2018 - 92 minutos - exibição DCP - formato original Digital
- país de origem: Brasil

Mais sobre a Cinemateca Brasileira

Programação completa do 10º Festival Internacional do Documentário Musical na Cinemateca no site In-Edit Brasil

Fonte: Cinemateca Brasileira
- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111