Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Umapaz: Meio Ambiente, Hinduísmo e Santo Daime

27/06/2018
visibility 346

A Umapaz promove regularmente encontros sobre Meio Ambiente e Espiritualidade. E em 12 de Julho de 2018, o tema será Hinduísmo e Santo Daime.

Hinduísmo - representante Monge Swami Jitananda

No Hinduísmo, deve-se viver e agir do modo correto para cumprir seu Dharma, pois assim, evolui-se durante as várias reencarnações até se chegar a um estágio em que há a união Brahman, a realidade suprema.

Segundo seus seguidores, há formas de acelerar esse processo de evolução:
- praticar diferentes tipos de ioga,
- rezar ou recitar mantras (frases que contêm um nome divino),
- ajudar os necessitados,
- visitar os lugares sagrados, etc.

Também, há seguidores adotam dietas vegetarianas e preservam o Meio Ambiente. E outros abrem mão de bens e prazeres materiais.

Hinduísmo é o nome dado a uma série de religiões e culturas que surgiram na Índia, a partir de 1000 d.C., seguidas atualmente por 750 milhões de pessoas, em sua maioria na própria Índia. Não há um fundador reconhecido, nem código de fé, nem fonte de autoridade. Também não há separação entre religião e outros aspectos da vida, pois Deus (Brahman) está em todas as coisas. O Hinduímo pode compreendido como uma maneira de sentir e viver neste universo.

Santo Daime - representante Eduardo de Assis Pereira

O Santo Daime é uma Doutrina Espiritual fundada na década de 1920, em Basileia (AC), pelo seringueiro Raimundo Irineu Serra. É conhecida como a Religião da Floresta, pois, o seu professar depende totalmente da Mata.

Pois na Mata é iniciado o sacramento, sob a influência do Cipó Jagube e da Folha Rainha - plantas da Floresta que compõem o chá do Santo Daime - Ayahuasca. E com respeito ao Meio Ambiente, deve-se cultivar essas plantas. Com este olhar, os seguidores do Santo Daime partem da visão de que o ser humano deve estar integrado com a natureza e não afastado dela, sob pena de corromper a si mesmo. A Ayahuasca é uma planta pré-colombiana.

Facilitação e Coordenação

- Érica Regina de Sena Silva: graduada em Ciências biológicas e Gestão Ambiental, especialista em Tecnologia Ambiental, educadora ambiental e Coordenadora de projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ-4.

- André Luiz Moura Alcântara: Sociólogo com Especialização em Educação Ambiental pela FSP-USP e em Gestão Ambiental pela FEM-UNICAMP. Trabalha desde 1992 na PMSP e em SVMA desde 1993.

- Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos: Psicóloga (FMU),Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental.

Serviço - Meio Ambiente, Hinduísmo e Sando Daime
- dia 12 de julho, quinta-feira, das 19h às 21h
- Público: todo interessado

Inscrições: neste Formulário Google
- qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Fonte: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Umapaz
- Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera
- Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
- Telefone: 5572-1004
- Vila Mariana - São Paulo - SP