Mostra de Cinema Polonês na Cinemateca Brasileira

30/11/2018
Visualizado 363 vezes.
Mostra de Cinema Polonês na Cinemateca Brasileira

A Mostra de Cinema Polonês - 100 anos da Reconquista da Independênciana estará em cartaz na Cinemateca Brasileira, de 8 a 15 de Dezembro de 2018, com ingressos gratuitos.

Participando da Celebração Mundial dos 100 anos da Reconquista da Independência da Polônia, o Consulado Honorário da República da Polônia em São Paulo e a Associação dos Cineastas Poloneses apresentam a Mostra com oito longas-metragens realizados por consagrados cineastas do passado e da atualidade, percorrendo diferentes períodos históricos do país. São duas obras que abordam o período das partições da Polônia, três filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e três situados no período socialista, da República Popular da Polônia.

A programação já passou pela Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. E agora chega à Cinemateca Brasileira na Vila Mariana, permitindo que o público brasileiro conheça um pouco da história do cinema da Polônia.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

Programação da Mostra de Cinema Polonês

Cinzas e diamantes (Popiól i diament)

- dia 8 de Dezembro, às 17h30 - sábado
- dia 11 de Dezembro, às 21h15 - terça-feira
- duração: 108 minutos
- direção: Andrzej Wajda
- origem: Polônia - 1958
- elenco: Zbigniew Cybulski, Ewa Krzyzewska e Waclaw Zastrzezynski

Sinopse: No último dia da Segunda Guerra Mundial, Maciek, jovem soldado do Armia Krajowa - do Exército de livre resistência polonesa - recebe como missão assassinar um líder comunista. Perplexo com a repentina transformação de aliados em inimigos, ele decide se divertir por uma noite. É quando se apaixona por Krystyna, uma garçonete, fato que o coloca em dúvida sobre sua missão.

Zimna Wojna

- dia 8 de Dezembro, às 20h30 - sábado
- duração: 88 minutos
- direção: Pawel Pawlikowski
- origem: Polônia, , França e Reino Unido - 2018
- elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot e Borys Szyc

Sinopse: Vivencia o conturbado romance entre o pianista de um grupo de música folclórica da Polônia, e Zula, uma das suas cantoras e bailarinas, ao longo de duas décadas. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes deste ano.

O homem de mármore (Czlowiek z marmuru)

- dia 9 de Dezembro, às 17h00 - domingo
- dia 15 de Dezembro, às 20h15 - sábado
- duração: 161 minutos
- direção: Andrzej Wajda
- origem: Polônia - 1976
- elenco: Krystyna Janda, Jerzy Radziwilowicz e Tadeusz Lomnicki

Sinopse: Em 1976, uma estudante de cinema, Agnieszka, tenta convencer um editor a fazer um documentário sobre Mateusz Birkut, líder proletário cuja carreira terminou inesperadamente no começo dos anos 1950. Depois de algumas negociações, ela finalmente começa a pesquisa para a obra. As investigações sobre as causas do sucesso e da queda de Birkut e uma verdade amarga sobre o sistema.

Varsóvia 44 (Miasto 44)

- dia 9 de Dezembro, às 20h00 - domingo
- duração: 130 minutos
- direção: Jan Komasa
- origem: Polônia - 2014
- elenco: Józef Pawlowski, Zofia Wichlacz e Anna Próchniak

Sinopse: Durante o Levante de Varsóvia de 1944, jovens que sonham com liberdade e têm suas primeiras experiências amorosas precisam amadurecer rapidamente e ingressar na resistência contra a ocupação nazista.

Terra prometida (Ziemia obiecana)

- dia 11 de Dezembro, às 18h - terça-feira
- dia 15 de Dezembro, às 20h15 - sábado
- duração: 179 minutos
- direção: Andrzej Wajda
- origem: Polônia - 1975
- elenco: Daniel Olbrychski, Wojciech Pszoniak e Andrzej Seweryn

Sinopse: Fim do século XIX. Na cidade de Lódz, berço da indústria têxtil polonesa, três amigos, o polonês Karol Borowiecki, o alemão Max Baum e o judeu Moritz Welt, valem-se das mesmas manobras usadas pelos implacáveis magnatas do algodão em busca de fortuna. Adaptação do romance homônimo de Wladyslaw Reymont.

Noites e dias (Noce i dnie)

- dia 12 de Dezembro, às 18h - quarta-feira
- dia 15 de Dezembro, às 16h - sábado
- duração: 245 minutos
- direção: Jerzy Antczak
- origem: Polônia - 1975
- elenco: Jadwiga Baranska, Jerzy Binczycki e Emir Buczacki

Sinopse: Região de Kalisz, 1914. A matriarca Bárbara conta a saga épica da família Niechcic, após as transformações sociais da Polônia entre 1865 e 1914. Ela lembra o amor de sua juventude, as dificuldades do casamento, a vida familiar no campo e a morte de seu marido.

O pianista

- dia 13 de Dezembro, às 16h30 - quinta-feira
- duração: 142 minutos
- direção: Roman Polanski
- origem: Polônia - 2002
- elenco: Adrien Brody, Thomas Kretschmann e Frank Finlay

Sinopse: Wladyslaw Szpilman, famoso pianista judeu-polonês, após ser forçado a morar no gueto de Varsóvia com sua família, escapa por um triz da deportação para o campo de concentração e milagrosamente sobrevive no gueto, lutando pela vida após ser separado para sempre daqueles que amava. Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Volínia + debate com Michalina Labacz (Wolyn)

- dia 13 de Dezembro, às 19h30 - quinta-feira
- duração: 150 minutos
- direção: Wojciech Smarzowski
- origem: Polônia - 2016
- elenco: Michalina Labacz, Arkadiusz Jakubik e Vasili Vasylyk

Sinopse: Volínia é uma região que se localizava no extremo leste da Polônia antes da Segunda Guerra Mundial e que hoje pertence à Ucrânia. Uma jovem polonesa apaixonada por um ucraniano será forçada a se casar com um fazendeiro rico, mas essa não será a sua única infelicidade. No meio dos conflitos sangrentos, ela precisará também lutar pela própria vida.

Guerra fria (Zimna Wojna)

- dia 14 de Dezembro, às 20h15 - sexta-feira
- duração: 88 minutos
- direção: Pawel Pawlikowski
- origem: Polônia, França e Reino Unido - 2018
- elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot e Borys Szyc

Sinopse: O conturbado romance entre o pianista de um grupo de música folclórica da Polônia, e Zula, uma das suas cantoras e bailarinas, ao longo de duas décadas. Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes deste ano.

Mais sobre a Cinemateca Brasileira

Fonte: Cinemateca Brasileira
- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111

Agora a Cinemateca está mais Próxima do Metrô. Pois, a Estação Hospital São Paulo da Linha Lilás está a 10 minutos a pé da Cinemateca Brasileira.