Curso de Metodologias Integrativas em Educação Ambiental em 2019

08/12/2018
Visualizado 483 vezes.
Curso de Metodologias Integrativas em Educação Ambiental em 2019

A Umapaz está com inscrições abertas para o Curso de Metodologias Integrativas em Educação Ambiental, com início em Fevereiro de de 2019, com inscrições gratuitas

Curso, que inicia em 14 de Fevereiro de 2019 será ministrado em 15 aulas, de fevereiro a maio, às quintas-feiras, das 9 às 12h30, totalizando 52,30 horas de carga horária total.

Coordenado por Estela Gomes e facilitado pelos educadores: Andréa Bossi, Débora Pontalti Marcondes, Cristiana Bernardi Isaac, Eliane Bosio, Estela Gomes, Helena Quintana Minchin, Juscelino Nobuo Shiraki, Lia Salomão, Márcia Moura, Maricy Montenegro, Suely F. Bassi e equipe de monitores da Aventura Ambiental.

Programação Metodologias Integrativas

Programação do Curso de Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (EA)Jardim de Rosas na Umapaz

Acolhimento

- dia 14 de fevereiro

Introdução ao curso, acolhimento e presença com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão: proposta do curso, chegar no grupo, conhecer e se aproximar das pessoas.

Educação Ambiental

- dia 21 de fevereiro

Educação Ambiental com Débora Pontalti Marcondes e Lia Salomão: pausa para reflexão sobre os conceitos de EA, processos de ensino-aprendizagem que buscam transformação e atuação consciente.

Diário-de-bordo

- dia 28 de fevereiro

Diário-de-bordo com Cristiana Bernardi Isaac: exercício prático de construção de um livro ou caderno artesanal onde serão registrados os encontros do curso através de recursos artísticos como desenhos, textos, colagens, notícias de imprensa, poemas, pinturas, fotografias, recortes etc.

Diálogos

- dias 14 e 21 de março

Diálogo com Márcia Moura com reflexão sobre o Diálogo na visão de David Bohm que, que propõe uma postura dialógica perante o mundo.

Danças Circulares

- dia 21 de março

Danças Circulares com Estela Gomes - prática integrativa de dança em grupo com passos tradicionais e contemporâneos dos povos, baseada no trabalho desenvolvido pelo alemão Bernhard Wosien.

Metodologias Integrativas

- dia 4 de abril

Metodologias Integrativas na Educação Ambiental com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão: pensando no desafio da Educação Ambiental de transformação da relação entre Homem e Meio.

Desenho da NaturezaFlores na Natureza

- dia 11 de abril

Com o olhar no desenho da natureza com Maricy Montenegro - vivência de desenho com o intuito de desenvolver o sentido de preservação da natureza em sua biodiversidade através do cultivo da relação amorosa do homem com a natureza.

Elementos da natureza

- dia 18 de abril

A pintura com elementos da natureza com Eliane Bosio - utilizar elementos da natureza encontrada no Parque Ibirapuera como folhas, sementes e galhos e realizar produções de pintura em tecido e papel.

Tai Chi e Meditação

- dia 25 de abril

Tai Chi e Meditação com Suely F. Bassi - propõe articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas de Educação Ambiental e os valores da Cultura de Paz.

Bonecas Abayomi

Arte narrativa e as Bonecas Abayomi com Eliane Bosio e convidada Maria Cecilia Martins Ferri - a arte narrativa existe desde tempos imemoriais para recontar a vida das comunidades, resgatar valores, exercitar o respeito e acordar os sonhos.

Aventura Ambiental

- dia 9 e maio

Aventura Ambiental coordenada por Andréa Bossi - visita monitorada ao Viveiro Manequinho Lopes em que serão abordadas curiosidades sobre a história e a biodiversidade do parque Ibirapuera.

Mini jardins

- dias 16 e 23 de maio:Cogumelo nos Jardins Umapaz

Mini jardins com Juscelino N. Shiraki e Helena Quintana: inspirados pela obra de Charles Jencks (1939 – Baltimore, USA), arquiteto teórico, paisagista, designer, escultor e autor do projeto paisagístico da Portrack House: Garden of Cosmic Speculation (Escócia).

Encerramento

- dia 30 de maio: Encerramento e avaliação do curso com Débora Pontalti Marcondes, Estela Gomes e Lia Salomão.

Inscrições no Link Documento Google

Lembre, a Umapaz não fornece copos descartáveis, então traga a sua garrafinha ou caneca.

Fonte: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Umapaz
- Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera
- Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
- Telefone: 11-5572-1004
- Vila Mariana - São Paulo - SP