Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Cursos Museu Lasar Segall em 2019

15/01/2019
visibility 407

Cursos Segall 2019

Na agenda do Museu: História da Arte, Arte Degenerada, Processos Gráficos, Xilogravura, Gravura em Metal, Litografia, Desenho e Ateliê Livre.

O Museu Lasar Segall fica no Bairro da Vila Mariana, próximo ao metrô Santa Cruz.

Programação dos Cursos

A Escrita Literária

Cursos de Artes no Museu Lasar SegallO curso A Escrita Literária - com a prof. Áurea Rampazzo - tem por objetivo criar um espaço onde os participantes possam narrar suas histórias. Neste módulo as atividades de leitura e de escrita são compreendidas como lugar privilegiado de organização das experiências dos participantes e também de troca dessas experiências.

Para tanto, o caminho traçado para os próximos encontros parte do reconhecimento das atividades efetivas de leitura e escrita dos participantes e se direciona para a ampliação desse repertório, sobretudo no âmbito da escrita literária.

Durante o Curso, a criação de narrativas orais e escritas que signifiquem um modo de recuperação e construção de sua identidade como leitor-escritor, percebendo-a em sua riqueza e em sua importância.

- dias: 15, 22 e 29 de março, 5, 12 e 26 de abril e 3, 10, 17 e 24 de maio
- horário: sextas-feiras das 10h30 às 12h30
Nº de vagas: 20
- público: pessoas que desejam aperfeiçoar-se na escrita do texto literário narrativo, modalidade de texto que trabalha os conteúdos da ficção ou da imaginação.
- 20 vagas

Vanguardas Literárias e Culturais

Os encontros sobre Vanguardas Literárias e Culturais: Manifestos e Revistas serão com o prof. Jorge Schwartz, nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho de 2019, das 11h às 13h. Far-se-á estudos de revistas brasileiras e de países vizinhos, como Perú e Argentina.

- Futurismo & Expressionismo. Marinetti, Kandinski e Franz Marc. O papel pioneiro das revistas: O cavaleiro azul (Der blaue reiter, 1912)
- Brasil: Do Modernismo à Antropofagia: Klaxon (1922), Revista de Antropofagia (1928-1929) e O homem do povo (1931). (Oswald e Mário de Andrade, Patricia Galvão)
- Argentina & Uruguay: Martín Fierro (Oliverio Girondo et alia 1924-1927), Proa (1ª e 2ª época - Jorge Luis Borges, 1922), Cercle et Carré (Joaquín Torres-García e Michel Seuphor, 1929), Arturo (concretos argentinos Gyula Kosice, Arden Quin e outros, 1944)
- A vanguarda indigenista: Peru: Amauta (José Carlos Mariátegui, 1926)

- dias 8, 15, 22 e 29 de junho de 2019, das 11h às 13h
- 80 vagas
- aberto a todos interessados

Uma história da arte no Brasil

O objetivo do curso Uma história da arte no Brasil é a compreensão da arte produzida no Brasil.  O passeio pela história inicia no século XVI; passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial; o estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e o advento da modernidade.

Serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem da obra dos artistas europeus transplantados para os trópicos ao longo das três primeiras centúrias, as dos viajantes que registraram o país no século XIX, assim como a criação em forma visual dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia, as experimentações dos modernistas e a chegada da abstração.

Dentro dessa linha histórica, será identificado um imaginário nacional e seus momentos cruciais para a definição dos parâmetros de uma cultura local. O curso também abordará as transformações vividas pelo ambiente artístico brasileiro a partir da década de 1950 com o embate figuração/abstração e suas consequências.Oficina de Xilogravura

- professor: Giancarlo Hannud
- 20 encontros: 2, 9 e 16 de fevereiro, 16 e 23 de março, 20 de abril, 11 e 25 de maio, 1º de junho, 27 de julho, 10, 24 e 31 de agosto, 28 de setembro, 5 e 19 de outubro, 9, 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro de 2019
- sábados, das 11h às 13h
- nº de vagas: 80 (mínimo de 10)
- público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior

Arte degenerada: vanguarda como enfermidade

O curso busca apresentar uma discussão sobre a construção e os usos do conceito de “degeneração”, especialmente no que se refere à sua aplicação no campo da crítica de arte. E sobre o processo de perseguição ao modernismo, na Alemanha e no Brasil, elegendo como fio condutor a trajetória do artista Lasar Segall.

- professor: Daniel Rincón
- datas: de 30 de março a 13 de abril, sábados das 11h às 13h
- nº de vagas: 80 (mínimo de 10)
- público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior.

Curso de iniciação aos processos gráficos

O curso propõe a iniciação à prática da xilogravura, gravura em metal e litografia. O trabalho será conduzido pelo estudo da técnica, através da demonstração de procedimentos de gravação e impressão, assim como pela apresentação e análise da obra de artistas que trabalham com estes meios. A oficina será destinada à orientação do trabalho individual dos participantes.Arte no Jardim do Museu Lasar Segall

- orientador: Paulo Camillo Penna
- período: de 6 de fevereiro a 1º de março, nas quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h
- nº de vagas: 15
- público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior, a partir de 14 anos de idade.

Curso de iniciação à xilogravura

O curso tem como objetivo introduzir os princípios construtivos dos processos de gravação e impressão em relevo - xilogravura e outros suportes - e proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolver projetos pessoais. O curso propõe o estudo da técnica através da demonstração e experimentação dos procedimentos, e a apresentação da obra de artistas que a utilizaram ao longo da história.

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- período: 11 de março a 24 de junho, nas segundas-feiras das 9h às 12h
- nº de Vagas: 15

Curso de iniciação à gravura em metal

O curso tem como objetivo introduzir os princípios construtivos dos processos de gravação e impressão em encavo - gravura em metal - e proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolver projetos pessoais. O curso propõe o estudo da técnica através da demonstração e experimentação dos procedimentos, e a apresentação da obra de artistas que a utilizaram ao longo da história.

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- período: 13 de março a 26 de junho, nas quartas-feiras das 14h às 18h
- nº de Vagas: 15

Curso de iniciação à litografia

O curso tem o intuito de proporcionar aos participantes um primeiro contato com a técnica da litografia, assim como a experimentação de outros processos planos de multiplicação da imagem. O trabalho se faz através da demonstração dos procedimentos, experimentação, análise de imagens, cruzando reflexões sobre a técnica e a história, visando a realização de trabalhos individuais.

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- período: 14 de março a 27 de junho, nas quintas-feiras das 14h às 18h
- nº de Vagas: 10

Grupo de estudos de desenho e orientação de trabalhos

A formação de um grupo de estudos de desenho atende à necessidade dos frequentadores do ateliê de gravura, que querem se aprofundar nas questões do desenho, que se associam à sua produção em gravura, bem como atender a uma demanda por propostas para o estudo do desenho. O trabalho ocorrerá às segundas-feiras, com reuniões quinzenais, através da proposição de práticas do desenho associadas a questões relativas aos materiais e processos, leitura de textos afins, visitas a exposições e análise de obras de artistas e reflexão sobre os trabalhos produzidos no grupo.Espaço de café no Museu Lasar Segall

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- dias 11 e 25 de março, 8 e 29 de abril, 13 e 27 de maio, 10 e 24 de junho
- horário: segundas-feiras das 14h às 17h
- nº de Vagas: 20

Ateliê Livre e Atendimento

Espaço dedicado ao desenvolvimento e orientação de projetos individuais, aberto aos interessados que tenham conhecimento da técnica da gravura.

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- período: 8 de março a 28 de junho
- horário: sextas-feiras das 14h às 19h
- nº de Vagas: 20

Inscrições em Cursos do Museu Lasar Segall

- na recepção do Museu Lasar Segall ou pelo e-mail acamls@acamls.org.br

Fonte: Museu Lasar Segall
- endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana - SP
- horários de funcionamento: quarta a segunda-feira, das 11h00 às 19h00
- fechado nas terças-feiras
- telefone: 11-2159-0400

Gostaria de contar seus causos? Oficina Intensiva de Contos Curtos - Escrita Criativa