Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Você no Museu Lasar Segall em 2019

01/08/2019
visibility 511

Cursos segundo semestre 2019 no Segall

Na agenda do Museu: Mulheres Modernistas, História da Arte, Xilogravura, Gravura em Metal, Litografia, Desenho, Escrita Literária, Arte Contemporânea, Mangue de Segal e Ateliê Livre.

O Museu Lasar Segall fica no Bairro da Vila Mariana, próximo ao metrô Santa Cruz.

O lugar da arte contemporânea

O curso Lugar da arte contemporânea: processos e instituições terá duas aulas: dias 12 e 26 de outubro de 2019, das 11h às 13h. O Curso é ministrado pelo pesquisador Ivo Mesquita: escritor e curador, que vive e trabalha em São Paulo.

Na proposta, debater um panorama sobre os contextos de criação, circulação e institucionalização da arte contemporânea, seu lugar na cultura e na economia da atualidade.

Assim, ao lado de um breve histórico da arte e das instituições nos últimos sessenta anos, serão abordados noções ou questões importantes na constituição de um campo preciso para as práticas desta arte: crítica institucional, estudos culturais, sítio específico, arte e cidade, indústria e turismo cultural.

Aula I - 12/10/2019

O boom da arte contemporânea: Beaubourg, Paris.
- Arte, arquitetura, urbanismo.

Globalização: economia, processos e estratégias.
- Feminismo, identidades, desconstrução, descolonização.

Aula II - 26/10/2019

O mercado: bienais, feiras, residências.
- O curador: profissionalização e agenciamentos.

O museu e novos espaços institucionais.
- Coleção, projeto, sítio específico, produções.

Espaço de café no Museu Lasar Segall

A Escrita Literária

O curso Escrita Literária tem por objetivo criar um espaço onde os participantes possam narrar suas histórias. De 13 de setembro até 22 de novembro de 2019.

Neste módulo as atividades de leitura e de escrita são compreendidas como lugar privilegiado de organização das experiências dos participantes e também de troca dessas experiências. Ou seja, você vai contar a sua história.

Para tanto, o caminho traçado para os encontros parte do reconhecimento das atividades efetivas de leitura e escrita dos participantes e se direciona para a ampliação desse repertório, sobretudo no âmbito da escrita literária.

Conteúdo do Curso de Escrita Literária

Criação de narrativas orais e escritas que signifiquem um modo de recuperação e construção de sua identidade como leitor-escritor, percebendo-a em sua riqueza e em sua importância.

Serviço: Escrita Literária

- professora: Áurea Rampazzo
- datas: de 13 de setembro até 22 de novembro de 2019
- horário: sextas-feiras das 10h30 às 12h30
- nº de vagas: 20
- inscrições: abertas na recepção do museu ou pelo e-mail acamls@acamls.org.brOficina de Xilogravura

Público: Escrita Literária

Pessoas que desejam se iniciar ou se aperfeiçoar na escrita do texto literário narrativo, modalidade de texto que trabalha os conteúdos da ficção ou da imaginação.

Áurea Rampazzo

Áurea Rampazzo é coordenadora e orientadora das Oficinas de Criação Literária do Museu Lasar Segall e da Fundação Ema Klabin; Professora do CLIPE, curso de preparação do escritor na Casa das Rosas; Assistente de redação do Colégio Equipe; Autora de diversos artigos sobre o ensino de Redação.

Escreve atualmente Um itinerário de Escrita, uma sistematização da metodologia usada nas oficinas de criação literária do Museu Lasar Segall.

Arte no Jardim do Museu Lasar Segall

Ateliê de Livre Atendimento

Espaço dedicado ao desenvolvimento e orientação de projetos individuais, aberto aos interessados que tenham conhecimento da técnica da gravura.

Daniel Rincon

Haverá um encontro por mês com o pesquisador Daniel Rincon, abordando questões referentes à construção e os usos do conceito de degeneração, especialmente no que se refere à sua aplicação no campo da crítica de arte, e sobre o processo de perseguição ao modernismo, na Alemanha e no Brasil, elegendo como fio condutor a trajetória do artista Lasar Segall.

Serviço: Ateliê Livre e Atendimento

- coordenação: Paulo Camillo Penna
- período: 9 de agosto a 29 de novembro
- horário: sextas-feiras das 14h às 19h
- nº de Vagas: 20

Uma História da Arte no Brasil

O objetivo do curso Uma História da Arte no Brasil é a compreensão da arte produzida no Brasil, desde o achamento desse território, passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial, o estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e o advento da modernidade.

Serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem da obra dos artistas europeus transplantados para os trópicos ao longo das três primeiras centúrias, as dos viajantes que registraram o país no século XIX, assim como a criação em forma visual dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia, as experimentações dos modernistas e a chegada da abstração.

Dentro dessa linha histórica, será identificado um imaginário nacional e seus momentos cruciais para a definição dos parâmetros de uma cultura local. O curso também abordará as transformações vividas pelo ambiente artístico brasileiro a partir da década de 1950 com o embate figuração/abstração e suas consequências.

Programação do Curso

- 17/08 - Antecedentes europeus e a transposição de uma cultura visual
- 24/08 - Breve interlúdio batavo e o barroco
- 31/08 - A chegada da Família Real
- 07/09 - A instituição da Academia Imperial de Belas Artes e a cultura material do novecentos
- 14/09 - Pedro Américo, Victor Meirelles e o alongado fim do século XIX
- 05/10 - O modernismo
- 19/10 - Lasar Segall: o eterno caminhante
- 02/11 - A ressaca do modernismo -
- 07/12 - A arte oficial de Brasília
- 14/12 - Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica e Geração AI-5

Serviço do Curso Uma História da Arte no Brasil

- professor: Giancarlo Hannud
- período: 17 de agosto a 14 de dezembro
- horário: sábados das 11h às 13h
- Nº de Vagas: mínimo de 10 inscritos

Giancarlo Hannud

Giancarlo Hannud é diretor do Museu Lasar Segall desde 2018. Nascido em São Paulo, é formado em artes plásticas na Slade School of Fine Art, UCL, e mestre pelo Warburg Institute - School of Advanced Study. Hannud atuou como curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2010 e 2015, onde foi responsável pelas mostras Fato aberto: o desenho no acervo da Pinacoteca do Estado em 2013, Guillermo Kuitca: filosofia para princesas em 2014 e Roberto Burle Marx: uma vontade de beleza, em 2015, e foi professor de história da arte da Faculdade Santa Marcellina entre 2014 e 2016.

Inscrições em Cursos do Museu Lasar Segall

- na recepção do Museu Lasar Segall ou pelo e-mail acamls@acamls.org.br

Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados em tempo integral por seus responsáveis. E ambos deverão fazer inscrição para o curso.

Fonte: Museu Lasar Segall
- endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana - SP
- horários de funcionamento: quarta a segunda-feira, das 11h00 às 19h00
- fechado nas terças-feiras
- telefone: 11-2159-0400

O Museu Lasar Segall é próximo à estação de metrô Santa Cruz.