Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Planetário Ibirapuera - A Estrela de Belém

04/01/2020
visibility 409

Programação do Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.

Na agenda do Planetário do Parque Ibirapuera, apresentações com ingressos a preços populares e também, em alguns eventos, ingressos gratuitos.

Programação Planetário Ibirapuera

O Parque Ibirapuera abriga o Planetário de São Paulo com programação para crianças e adultos.

Planetário Municipal do Ibirapuera

A programação de janeiro de 2020 oferece atividades para os jovens de todas as idades: Chá com Estrelas, Voyager, Luna, Sistema Solar, etc. E as sessões cidadãs que são gratuitas, mas exigem ingressos antecipados. Também é possível agendamento escolar pelo telefone: (11) 5575 5206 para a garotada participar de atividades no Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.Planetário do Ibirapuera

As atividades dependem de boas condições meteorológicas para acontecer.

Janeiro de 2020

Oficina Disco Dourado na Voyager

- dia 23 de janeiro, às 16h

Na oficina Disco Dourado na Voyager será apresentado o desenvolvimento da observação do espaço. O que temos aqui na Terra de interessante para divulgar pelo universo? Como o ser humano iniciou seus passos fora da Terra e qual a forma de ver mais longe e levar informações da humanidade pelo espaço afora. Cada participante receberá um disco dourado e terá a oportunidade de expressar sua ideia sobre o quê deveria ser apresentado a um eventual ser inteligente que por acaso encontre a nave espacial.

Oficina Chá com Estrelas

- dia 25 de janeiro, às 14h

A oficina Chá com Estrelas é olhar para o céu com imaginação. Desde os tempos mais remotos o ser humano tem agrupado as estrelas que aparentemente estão mais próximas no céu, formando desenhos bem criativos. Esse fenômeno pode ser observado em diferentes culturas, pois cada uma tem seu jeito especial de olhar para o céu. Mas será que as estrelas que compõem esses desenhos estão fisicamente próximas umas das outras? Nesta oficina, os participantes trabalharão a ideia de profundidade no céu, construindo constelações e as transpondo- para a Terra.

Sessão de Cúpula

- dias 5 e 30 de janeiro, das 17h (Planetas do Universo)
- dias 9 e 30 de janeiro, às 15h (Luna)

Luna é uma garota muito curiosa e cheia de perguntas, pois é apaixonada por ciências, e adora fazer experimentos e brincar de faz de conta.

Assim, quando começa uma investigação, não desiste até encontrar uma resposta! Ou... uma pergunta! É que uma pergunta sempre traz mais perguntas e é por isso que a ciência é tão incrível!

Por que as estrelas cintilam? Dá para andar nos anéis de saturno? Existe vida em Marte? Por que Plutão não é mais um planeta? O que são constelações?

Assim, Luna vai investigar estas e muitas outras questões científicas nesta viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço!

Olhar o Céu de São Paulo outra vez

- dias 5, 19, 25 e 26 de janeiro, às 15h
- dias 7 e 23 de janeiro, às 17h
- dia 12 de janeiro, às 15h - sessão gratuita

Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera.

Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole.

Serão explorados objetos celestes fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de maio de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.

Oficina Sistema Solar

- dia 9 de janeiro, às 16h
- entrada franca - faixa etária: livre

Na oficina Sistema Solar você poderá perguntar ... Qual seria o diâmetro da Terra se o Sol fosse do tamanho do Planetário? E, se tomarmos a mesma escala, onde estaria a Terra se o Sol fosse o Planetário? Não é fácil representar distâncias e diâmetros na mesma escala, mas nesta oficina pretende-se ativar a imaginação das pessoas para que tenham uma noção dessas grandezas na natureza.

Inscrições no local por ordem de chegada.

Visita Guiada ao Planetário

- dias 12 e 26 de janeiro, às 16h40
- faixa etária: a partir de 5 anos

Na visita guiada ao planetário você saberá como uma sessão de planetário é produzida. E como funcionam os equipamentos usados para apresentar as sessões. Inicialmente apresentamos os computadores e projetores usados para produzir e apresentar as sessões do Planetário. Em seguida, visitaremos os instrumentos astronômicos expostos nas proximidades dos prédios da EMA e do Planetário: a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Então, seguimos para conhecer os telescópios e outros objetos expostos no saguão da EMA.

Inscrições no local por ordem de chegada.

Vai chover?

- dia 29 de janeiro, às 13h30

Através da observação dos diversos tipos de nuvens, pode se ter uma noção do que vai acontecer com o tempo.

Oficina Lançamento de Foguetes

- dia 30 de janeiro, às 16h

O desejo de exploração espacial, de visitar outros mundos e alcançar as estrelas está presente na humanidade desde sua origem. Assim, começou a jornada e lançamento de foguetes, com as missões espaciais, é possível enviar pessoas para além da Terra e realizar um sonho. Esta oficina mostra como um veículo espacial consegue escapar da Terra, simulando um programa espacial desde a construção até o lançamento do seu próprio foguete.

Sessões pagas e gratuitas

Para as sessões pagas e gratuitas garanta seu ticket antecipado no link Ticket Fácil

Endereço do Planetário

Parque lbirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral - São Paulo - SP
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul)
Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Horário: 9h até as 18h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

like do facebook Vila Mariana