Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Planetário Ibirapuera - A Estrela de Belém

22/10/2019
visibility 605

Programação do Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.

Na programação do Planetário do Parque Ibirapuera, apresentações com ingressos a preços populares e também, em alguns eventos, ingressos gratuitos.

Programação Planetário Ibirapuera

O Parque Ibirapuera abriga o Planetário de São Paulo com programação para crianças e adultos.

Planetário Municipal do Ibirapuera

A programação de dezembro de 2019 oferece atividades para os jovens de todas as idades: Olhar o Céu de São Paulo. E as sessões cidadãs que são gratuitas, mas exigem ingressos antecipados. Também é possível agendamento escolar pelo telefone: (11) 5575 5206 para a garotada participar de atividades no Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.Planetário do Ibirapuera

As atividades dependem de boas condições meteorológicas para acontecer.

Dezembro de 2019

Observação Noturna do Céu

- dia 5 de dezembro de 2019, quinta-feira, às 20h

Telescópios do Planetário do Ibirapuera apontarão para a Lua, e outros astros visíveis nessa noite. A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer.

Filmes de ficção científica

- dia 15 de dezembro de 2019, domingo, às 17h

Sessão especial: Filmes de ficção científica que projetam o futuro, ou apresentam uma realidade alternativa à que conhecemos. Quais fatos são viáveis e quais são completamente impossíveis? E quanto do que foi previsto para a época atual realmente se concretizou? Nesta sessão, serão discutidas algumas dessas ideias apresentadas em filmes.

Sessão de Cúpula: Luna

- dias: 1, 8, 15, 22 e 29 de dezembro de 2019, das 13h às 13h50
- dias: 5 e 12 e 19 de dezembro de 2019, às 17h

Luna é uma garota muito curiosa e cheia de perguntas, pois é apaixonada por ciências, e adora fazer experimentos e brincar de faz de conta.

Assim, quando começa uma investigação, não desiste até encontrar uma resposta! Ou... uma pergunta! É que uma pergunta sempre traz mais perguntas e é por isso que a ciência é tão incrível!

Por que as estrelas cintilam? Dá para andar nos anéis de saturno? Existe vida em Marte? Por que Plutão não é mais um planeta? O que são constelações?

Assim, Luna vai investigar estas e muitas outras questões científicas nesta viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço!

Olhar o Céu de São Paulo outra vez

- dias: 8, 15 e 29 de dezembro de 2019, às 15h
- dias: 5 e 19 de dezembro de 2019, às 17h

Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera.

Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole.

Serão explorados objetos celestes fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de maio de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.

A Estrela de Belém

- dia 22 de dezembro, às 15h
- entrada franca - faixa etária: livre

Encontra-se na literatura o relato da aparição de uma estrela muito brilhante no céu, a qual teria guiado reis magos até a cidade de Belém, criando assim a cena do primeira Natal. Mas será que este brilho diferente no céu não poderia ter sido ocasionado por um outro fenômeno raro? Nesta sessão serão discutidos os possíveis acontecimentos celestes que deram origem à estrela de Belém e qual a relação entre a data do Natal e a astronomia para diferentes povos.

Solstício de Verão

- dia 22 de dezembro, às 17h
- ingressos: gratuito
- faixa etária: a partir de 7 anos

Sessões pagas e gratuitas

Para as sessões pagas e gratuitas garanta seu ticket antecipado no link Ticket Fácil

Endereço do Planetário

Parque lbirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral - São Paulo - SP
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul)
Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Horário: 9h até as 18h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

like do facebook Vila Mariana