Planetário Ibirapuera - trânsito de Mercúrio

04/01/2020
Visualizado 2032 vezes.
Planetário Ibirapuera - trânsito de Mercúrio

Programação do Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.

Na agenda do Planetário do Parque Ibirapuera, apresentações com ingressos a preços populares e também, em alguns eventos, ingressos gratuitos.

Programação Planetário Ibirapuera

O Parque Ibirapuera abriga o Planetário de São Paulo com programação para crianças e adultos.

Planetário Municipal do Ibirapuera

A programação de fevereiro de 2020 oferece atividades para os jovens de todas as idades: Série Mulheres na Ciência, Voyager, Luna, Sistema Solar, etc. E as sessões cidadãs que são gratuitas, mas exigem ingressos antecipados. Também é possível agendamento escolar pelo telefone: (11) 5575 5206 para a garotada participar de atividades no Planetário Municipal do Ibirapuera Professor Aristóteles Orsini.Planetário do Ibirapuera

As atividades dependem de boas condições meteorológicas para acontecer.

Fevereiro de 2020

Série Mulheres na Ciência

Tema: Tesouro atrás das nuvens

- dia 16 de fevereiro, às 15h

Olhando para o céu, será que conseguimos enxergar tudo o que existe no universo?

É uma incessante busca. Pois, cada estrela, cada nuvem tem uma história, que a ciência procura descobrir com observações cada vez mais precisas, e análises detalhadas.

Há imensas nuvens onde estrelas estão nascendo, aglomerados coloridos, nuvens das mais variadas formas, indicando o final da vida de estrelas, galáxias exuberantes, todos escondidos pela distância. A teoria da evolução estelar, construída a partir das observações e análises, nos conta que algumas nuvens ilustram como todos os elementos químicos estiveram disponíveis no ambiente onde o Sol se formou, possibilitando a nossa existência, a diversidade de vida e paisagens que encontramos na Terra.

Observação Solar

- dias 2, 9 e 16 de fevereiro, das 14h15 as às 15h30

Atividade aberta sem necessidade de inscrição.

Os telescópios serão usads para observar um fenômeno raro: o trânsito de Mercúrio, que é a passagem desse planeta pelo disco solar. Observar o Sol sem proteção oferece um grande risco à visão, mas no Planetário você poderá observar o trânsito de forma segura, usando um telescópio com filtro potente e um "sunspotter". A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer. Em caso de mau tempo, haverá uma sessão no Planetário.

Sessão de Cúpula

- dias 13 e 27 de fevereiro, das 17h (Planetas do Universo)
- dias 6, 9, 20 e 23 de fevereiro, às 13h e às 15h (Luna)

Luna é uma garota muito curiosa e cheia de perguntas, pois é apaixonada por ciências, e adora fazer experimentos e brincar de faz de conta.

Assim, quando começa uma investigação, não desiste até encontrar uma resposta! Ou... uma pergunta! É que uma pergunta sempre traz mais perguntas e é por isso que a ciência é tão incrível!

Por que as estrelas cintilam? Dá para andar nos anéis de saturno? Existe vida em Marte? Por que Plutão não é mais um planeta? O que são constelações?

Assim, Luna vai investigar estas e muitas outras questões científicas nesta viagem fantástica, interativa e musical pelo espaço!

Olhar o Céu de São Paulo outra vez

- dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, às 15h
- dias 6 e 20 de fevereiro, às 17h
- dia 9 de fevereiro, às 15h - sessão gratuita

Um passeio pelo céu, em comemoração aos 60 anos do Planetário do Ibirapuera.

Desde a sua inauguração, sob a direção do professor Aristóteles Orsini, o Planetário do Ibirapuera recria em suas sessões as maravilhas do céu noturno ocultas pela poluição da grande metrópole.

Serão explorados objetos celestes fascinantes, visíveis na noite da data de inauguração do Planetário, dia 26 de maio de 1957, como Marte, a constelação de Órion, e o Cruzeiro do Sul, terminando com uma chuva de meteoros na madrugada.

Visita Guiada ao Planetário

- dias 9 e 23 de fevereiro, às 13h40
- faixa etária: a partir de 5 anos

Na visita guiada ao planetário você saberá como uma sessão de planetário é produzida. E como funcionam os equipamentos usados para apresentar as sessões. Inicialmente apresentamos os computadores e projetores usados para produzir e apresentar as sessões do Planetário. Em seguida, visitaremos os instrumentos astronômicos expostos nas proximidades dos prédios da EMA e do Planetário: a rosa dos ventos, o relógio de Sol e a esfera armilar. Então, seguimos para conhecer os telescópios e outros objetos expostos no saguão da EMA.

Inscrições no local por ordem de chegada.

Sessões pagas e gratuitas

Para as sessões pagas e gratuitas garanta seu ticket antecipado no link Ticket Fácil

Endereço do Planetário

Parque lbirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral - São Paulo - SP
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul)
Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
Horário: 9h até as 18h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 

like do facebook Vila Mariana