Cultura Japonesa no Parque Ibirapuera

08/06/2019
Visualizado 948 vezes.
Cultura Japonesa no Parque Ibirapuera

O Japão no Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera abriga o Pavilhão Japonês, que oferece lindos Jardins e um grande aquário de carpas. E celebrando essa cultura já tão brasileira, a Umapaz oferece cursos, palestras, documentários, dança, fotografia, jardinagem e origami para a população.

Atividades Japonesas em Junho

Banho de Floresta

Quem nunca se sentiu bem menos estressado ao entrar em contato com a natureza? Isso não é da sua cabeça, pois pesquisas comprovam que este contato é extremamente benéfico para a sua saúde física e mental. Os japoneses sabendo disso criaram a técnica Banho de Floresta (Shinrin-yoku), onde comprovam os benefícios gerados durante um período de contemplação na natureza. Diante da importância de difundirmos a necessidade de aumentarmos nossa conexão com a natureza nos centros urbanos, foi criado o Banho de Parque, baseado nessa técnica japonesa e aliado aos conceitos da Ecologia Profunda.
- dia 26 de Junho, quarta-feira, das 14h às 16h

Emilie Sugai e a dança butoh

Emilie Sugai é dançarina de butoh, performer, desenvolve uma linguagem própria e singular, fruto de suas inquietações artísticas e de vida, geradas das influências do butoh, das pesquisas relacionadas às memórias do corpo, da ancestralidade e de colaborações com artistas da dança, teatro, cinema e da videoarte.
- dia 27 de Junho, quinta-feira, das 10h às 12h

Hugo Segawa: Jardins japoneses

Hugo Segawa é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre pela FAU USP. Dedica-se à docência, pesquisa e orientação de pós-graduação em temas de História da Arquitetura moderna e contemporânea brasileira e internacional, com ênfase no Brasil e América Latina, bem como à História da Paisagem, com ênfase ao estudo dos espaços públicos e jardins públicos urbanos.
- dia 27 de Junho, quinta-feira, das 14h às 16h

Eliane Bosio e Batik Japonês

Eliane Bosio & Oficina de Rooketsu Zome (Batik Japonês) desenvolve técnicas de pintura e tingimentos em tecidos naturais.
- dia 29 de Junho, sábado, das 10h às 13h

Suely Shiba: Sumi-ê

Suely Sey Shiba iniciou a prática da pintura Sumi-ê - pintura tradicional em preto, de origem chinesa no século XII, levada ao Japão por monges japoneses, utiliza-se pincel, tinta e papel - em 1995. E até hoje, ela leciona, participa de Eventos com Oficinas no Brasil e Exterior, em Escolas, Ongs, Exposições, Ilustrações para livros, Catálogos, Curta Metragens, Vinheta de Novelas, Propagandas Comercias, Obras para Corporações Nacionais e Internacionais, para Particulares entre outros.
- dia 12 de Junho, quarta-feira, das 10h às 12h

Oficina de mini jardins

A Oficina de mini jardins é inspirada pelas obras de Reversible Destiny - Yoro, concebida por Shusaku Arakawa (1936 - 2010) e de Madeline Gins (1941- 2014) para o parque público localizado em Yoro, Japão. As informações e inspirações compartilhadas possibilitarão, então, a confecção de mini jardins temáticos.
- dia 13 de Junho, quinta-feira, das 9h às 12h

Sarkis Sérgio Kaloustian

A conversa com Sarkis Sérgio Kaloustian abordará sobre Jardim Japonês: Tradição, Modernidade e Rupturas Contemporâneas.
- dia 13 de Junho, quinta-feira, das 14h às 16h

Eliane Bosio

Origami no encontro com Eliane Bosio é artista plástica pela UFRGS com especialização em Arteterapia e Oficinas Pedagógicas na Educação Especial, Artes Industriais pela PUCRS. E no intervalo desta atividade haverá Contação de Histórias com Dudu Andrade & Bibi Nakazato.
- dia 15 de Junho, sábado, das 10h às 13h

Cinema Hanami - Cerejeiras em Flor

Em cartaz, o filme Hanami - Cerejeiras em Flor (2009 - 127 minutos).

Sinopse: Quando Trudi (Hannelore Elsner) descobre que seu marido Rudi (Elma Wepper) tem uma doença grave, ela sugere que ambos visitem os filhos em Berlim, sem contar a eles sobre o estado de saúde do pai. Como Franzi (Nadja Uhl) e Karl (Maximilian Brückner) não dão muita atenção aos pais, eles resolvem partir para o mar Báltico. É quando, subitamente, Trudi morre.
- dia 17 de Junho, segunda-feira, das 13h30 às 16h

O Jardim Japonês através dos séculos

Em conversa com Raul Cânovas: O Jardim Japonês através dos séculos.

Raul Cânovas, com 59 anos no setor, vem de uma família atuando nas áreas de jardinagem e projetos paisagísticos há 108 anos. Em 1966, Raul conquistou o 1º Prêmio na II Exposición Hortícola Internacional, realizada em Buenos Aires; em 1997, o 2º Prêmio no Concurso Paulista Viva e o 3º Prêmio no Concurso de Revitalização do Centro de São Paulo, integrando a equipe do urbanista José Moraes. Projetou e/ou executou mais de 2.800 jardins.
- dias 18 de Junho, terça-feira, das 10h às 12h

Lalau Simões & Laurabeatriz

Conversa com Lalau Simões & Laurabeatriz: Japonesinhos (e outras histórias...). Juntos desde 1994, os artistas já publicaram mais de 50 títulos para crianças.
(fonte: Lalau Simões)

Inscrições para atividades japonesas

Mais informações e inscrições para as atividades que homenageiam a cultura japonesa são encontradas no link Umapaz.

Local das atividades: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Umapaz

- Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.
- Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
- Telefone: 11-5572-1004
- Vila Mariana - São Paulo - SP