Vidas Irlandesas na Cinemateca Brasileira com entrada gratuita

10/08/2019
Visualizado 297 vezes.
Vidas Irlandesas na Cinemateca Brasileira com entrada gratuita

Cinema de Alan Gilsenan

A mostra Vidas Irlandesas - O Cinema de Alan Gilsenan - na Cinemateca Brasileira apresenta ao público brasileiro filmes sobre as vidas de escritores e artistas irlandeses, como W. B. Yeats, Tom Murphy, Paul Durcan, Liam Clancy e Sean Scully, de figuras históricas, como Roger Casement, Eliza Lynch e Patrick Pearse, e do renomado psiquiatra Ivor Browne, representadas na obra de Alan Gilsenan.

Cinebiografias de Gilsenan

Premiado cineasta, escritor e diretor de teatro irlandês, Alan Gilsenan dirigiu mais de trinta filmes para o cinema e televisão, incluindo as cinebiografias desta mostra: O fantasma de Roger Casement (2002); Cante para sempre (2003); Paul Durcan: A escola escura, 1944-1971 (2007); The Yellow Bittern: A vida de Liam Clancy (2008); A tela maldita (2009); Os escritos de Pearse (2010); Eliza Lynch: Rainha do Paraguai (2013); W. B. Yeats: uma visão (2014); e Encontros com Ivor (2017).Cinemateca Brasileira

Livro Vidas irlandesas

A abertura, no dia 15 de agosto, incluirá a exibição do filme W. B. Yeats: uma visão, que será apresentado pelo cineasta e por representantes consulares, e o lançamento do livro Vidas irlandesas: o cinema de Alan Gilsenan em contexto (PPGI/UFSC e Insular, 2019), organizado por Beatriz Kopschitz Bastos e José Roberto O’Shea.

Beatriz Kopschitz Bastos e Lance Pettitt

Esta mostra contou com curadoria e organização de Beatriz Kopschitz Bastos e Lance Pettitt, colaboração de Ketlyn Mara Rosa e apoio da Embaixada e do Consulado Geral da Irlanda no Brasil. Todas as exibições contarão com a presença do diretor Alan Gilsenan.

Programação gratuita Cinemateca

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.

O Fantasma de Roger Casement

Sinopse: O Fantasma de Roger Casement é um relato sobre Roger Casement, figura notável na história da Irlanda devido a seu ativo envolvimento com questões políticas e sociais, sobretudo durante o Levante da Páscoa, em 1916. Dividido em duas partes, o documentário retrata primeiramente a vida de Casement desde sua infância, seu trabalho como Cônsul e ativista humanitário no Congo e na Amazônia até sua prisão em 1916. A segunda parte tem como foco sua a prisão e execução, além do aparecimento dos “diários negros” e da discussão acerca de sua autenticidade. Uma reflexão sobre a complexidade da vida de Casement e sobre memória nacional e veracidade histórica.

- domingo, 18 de agosto, às 20h
- título original: The Ghost of Roger Casement
- país: Irlanda - ano: 2002 - 112 minutos

Cante para Sempre

Sinopse: Cante para Sempre é o retrato extremamente pessoal e poético do dramaturgo Tom Murphy, autor de peças marcantes no teatro irlandês contemporâneo. Um olhar aprofundado sobre um homem discreto atrás de um mito público, um enigma interpretado por meio do sofrimento que envolve e inspira suas realizações. Situando o status do dramaturgo no cenário teatral irlandês, o lado obscuro e complexo de sua personalidade é levado em consideração e é demonstrado que suas obras provêm de uma fonte de inquietações e depressão.

- sábado, 17 de agosto, às 18h
- título original: Sing on Forever

Paul Durcan: A Escola Escura, 1944-1971

Sinopse: O poeta Paul Durcan em A Escola Escura relembra os eventos de seus primeiros vinte e sete anos - 1944 até 1971 - de vida, enquanto recita trechos de seus poemas. Entrevistas de Durcan em um estúdio são entrecortadas com sua poesia e pensamentos, cenas de filmes caseiros, fotografias e imagens impressionistas. O poeta discute temas como sua infância em Dublin, a relação com seus pais – em especial, a convivência problemática com o pai – suas experiências em uma instituição mental, as amizades, o casamento e as inspirações artísticas, entre outros assuntos que caracterizaram seu trabalho poético nos anos iniciais de sua carreira.

- sexta-feira, 16 de agosto, às 21h
- título original: Paul Durcan: The Dark School, 1944-1971
- país: Irlanda - ano: 2007 - 55 minutos

The Yellow Bittern: A Vida de Liam Clancy

Sinopse: The Yellow Bittern: A Vida de Liam Clancy mostra a ascensão à fama dos irmãos Clancy e Tommy Makem, considerados tanto como a verdadeira personificação da tradicional música popular irlandesa quanto como a representação dos excessos da cultura irlandesa nos palcos. Concentrado na vida pessoal de Liam, o irmão mais novo, acompanha a história dos músicos desde o começo, no condado de Tipperary, até a década de 1960, quando ultrapassaram os Beatles em vendas de discos e influenciaram artistas como o jovem Bob Dylan e Pete Seeger.

- sábado, 17 de agosto, às 21h
- título original: The Yellow Bittern: The Life and Times of Liam Clancy
- país: Irlanda - ano: 2008 - 120 minutos

A Tela Maldita

Sinopse: A Tela Maldita é uma jornada interpretativa incomum que apresenta as conexões entre o mundo do boxe e da arte. As especificidades do pugilismo e seu apelo duradouro são sobrepostos a presença da arte nesse universo, abordando o processo criativo do artista plástico irlandês, Sean Scully. De certa forma, as conversas e discussões reforçam a herança convencional e patriarcal de homens que reconstroem a memória das histórias de boxe. Contudo, tal discurso é interrompido por diferentes intervenções, como, por exemplo, o uso da arte abstrata, a inserção de vozes incomuns no contexto e imagens de paródia.

- sábado, 17 de agosto, às 19h30
- título original: The Bloody Canvas
- país: Irlanda - ano: 2009 - 55 minutos

Os Escritos de Pearse

Sinopse: Os Escritos de Pearse é a visão artística sobre a vida e a morte de Patrick Pearse, figura notável na cultura irlandesa e na história do Levante de Páscoa, na Irlanda, em 1916, refletindo acerca de sua controversa presença. Aos escritos criativos de Pearse são empregadas imagens de arquivo em uma montagem dramática, sem intenções didáticas ou conclusivas, narrando a vida e o trabalho desta figura histórica e explorando seu impacto emocional na sociedade.

- domingo, 18 de agosto, às 17h
- título original: Ó Pheann An Phiarsaigh
- país: Irlanda - ano: 2010 - 51 minutos

Eliza Lynch: Rainha do Paraguai

Sinopse: Fome, guerra e riqueza, relações familiares, amor e perda são assuntos abordados na história de vida da irlandesa Eliza Lynch, a “rainha do Paraguai”. Ao explorar a relação de Lynch com o ditador paraguaio Francisco Solano López, o filme inclui a história da devastadora guerra entre o Paraguai e os países vizinhos - Brasil, Argentina e Uruguai - a qual dizimou grande parte da população paraguaia.

- domingo, 18 de agosto, às 18h30
- título original: Eliza Lynch: Queen of Paraguay
- país: Irlanda - ano: 2013 - 82 minutos

W. B. Yeats: Uma Visão

Sinopse: W. B. Yeats: Uma Visão é uma viagem cinematográfica através da imaginação do célebre escritor irlandês, vencedor do prêmio Nobel, W. B. Yeats. Uma biografia que perpassa pelo vasto conjunto de sua obra, na qual Yeats imaginou sua própria vida e de onde parte o roteiro.

- quinta-feira, 15 de agosto, às 19h30
- título original: A Vision: A Life of W. B. Yeats
- país: Irlanda - ano: 2014 - 65 minutos

Encontros com Ivor

Sinopse: Vida e a obra de Ivor Browne, renomado psiquiatra irlandês. Presença central no contexto da saúde mental da Irlanda, Browne desenvolveu um trabalho pioneiro, e muitas vezes controverso, em favor daqueles que não têm voz. São abordados temas como o tratamento excessivo de doenças psiquiátricas por meio de drogas e os limites da terapia.

- sexta-feira, 16 de agosto, às 19h
- título original: Meetings with Ivor
- país: Irlanda - ano: 2017 - 82 minutos

Fonte: Cinemateca Brasileira

- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111

Agora a Cinemateca está mais Próxima do Metrô. Pois, a Estação Hospital São Paulo da Linha Lilás está a 10 minutos a pé da Cinemateca Brasileira.