Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Alimentação

visibility 13561

Cogumelos frescos e saborosos: preparo

O cogumelo dá um sabor especial em diversos pratos. Podemos comprá-los em conserva, secos ou frescos.

Frescos, mais saborosos

E preparados ficam uma semana na geladeira, para serem usados durante a semana. Mas primeiro, têm que estarem bem frescos, o que nem sempre é possível perceber na hora da compra.

A data de validade e a coloração são os primeiros pontos a serem observados. Entretanto, é importante sentir o cheiro, é um treino, sempre estimular o olfato. Quando está velho a gente percebe. Aliás, sentir o cheiro dos alimentos é um ato saudável, mas é papo para outro momento.

Preparação

Lavá-los em água corrente e os cortar. O champignon pode ser cortado em fatias. O shimeji fatia-se o talo e os chapéus podem ficar inteiros. Nesta receita básica é importante que não se tenha pedaços grandes, pois assim não é necessário água no preparo.

Cozimento

Para um pacote de 300 gramas de cogumelos, coloca-se meia colher de manteiga ou margarina e uma pitada de sal em uma pequena panela. Adiciona-se os cogumelos cortados e cozinha-se em fogo bem baixo, até a água do próprio cogumelo cobri-los. Mexe-se a cada minuto e mantenha a panela semi coberta. Note: não é preciso adicionar água, pois o cogumelo a libera.

Está pronto. É só colocar em um vidro, tampar e dura até uma semana na geladeira.

Usos


Jogar sobre a salada. Temperar arroz. Fazer omelete. Colocar na pizza, na carne. Ou apenas jogar no prato pronto para dar um toque especial. E o que a criatividade mandar.

Bom apetite!
Maria Rita
Sou dona de casa e gosto de cozinhar.