Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Centro Cultural São Paulo

visibility

Inaugurado em 13 de maio de 1982, o Centro Cultural São Paulo - concebido originalmente para ser uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade - transformou-se em um equipamento multidisciplinar, abrigando espetáculos de teatro, dança, música, cinema e exposições de artes visuais.
Apesar de até hoje a construção do edifício não ter sido concluída, o público e os artistas tomaram posse do Centro Cultural São Paulo e fizeram dele um ponto de encontro privilegiado. Esse processo espontâneo mobilizou
gente jovem e madura para ocupar um espaço público que assumiu a feição de prolongamento da casa de cada um.

A localização e o fácil acesso convidaram faixas distintas da população ao convívio: pode-se dizer, sem exagero, que o CCSP atrai o público mais democrático da cidade para as iniciativas da cultura.

Ao longo da sua história, a programação do CCSP consagrou a novidade - as estréias - e a arte jovem. A coexistência de acervos documentais relevantes - a Pinacoteca Municipal, a pesquisa da arte contemporânea, a discoteca pública, os livros de arte, a coleção da Missão Folclórica de Mário de
Andrade - permite acrescentar ao caldeirão das artes o tempero da reflexão histórica e crítica.

Acesso democrático, convívio social, arte jovem, novidade, estímulo crítico são as balizas que norteiam a gestão atual. Sem esquecer o cuidado com o edifício cuja relevância no cenário da cidade merece ser destacada e valorizada como um testemunho de uma época em que a arquitetura projetava relações sociais mais respeitosas e cordiais.

O Centro Cultural São Paulo

Localizado em uma região de grande movimento e de fácil acesso, o Centro Cultural São Paulo está próximo à Avenida Paulista, junto à linha Norte-Sul do Metrô. Com quatro pavimentos, seu arrojado projeto arquitetônico - criado por Eurico Prado Lopes e Luís Benedito Telles - une, harmoniosamente, a solidez do concreto e do aço com a transparência do vidro e dos espaços vazados. Ressaltado pela entrada da luz natural, encontra-se, no coração do edifício, um jardim centenário.

O Centro Cultural São Paulo dispõe de uma grande área para exposições, além de um espaço climatizado - a Sala Tarsila do Amaral - para mostras especiais de artes plásticas e de fotografia. Possui também três salas destinadas a espetáculos teatrais, dança, concertos e debates, uma sala de cinema e uma de vídeo.

As programações oferecidas pelo Centro Cultural São Paulo são, predominantemente, gratuitas ou a preços populares. São desenvolvidas, regularmente, oficinas de artes para crianças, jovens e adultos, e também atividades diversas para a Terceira Idade e para públicos especiais.

As Bibliotecas do Centro Cultural são intensamente visitadas por estudantes e pesquisadores. Compreendem a Biblioteca Sérgio Milliet; a Biblioteca Volpi, especializada em artes visuais e arquitetura; a Biblioteca Braille, planejada e equipada para atender a portadores de deficiência visual; a Discoteca Oneyda Alvarenga e a Gibiteca Henfil.

Outro acervo significativo é o Arquivo Multimeios, formado por mais de 900 mil documentos que registram a produção artística de São Paulo dos últimos 25 anos e que são mantidos em reserva técnica climatizada, à disposição para consulta.
Mensalmente, o Centro Cultural São Paulo recebe milhares de freqüentadores: um público formado, em sua maioria, por jovens estudantes que, além de se utilizarem dos vários acervos, participam das inúmeras atrações oferecidas pela programação.
Site: http://www.prodam.sp.gov.br/ccsp/
Email: ccsp@ccsp.prodam.sp.gov.br
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Fone: 11-3277-3611


Próximos Eventos