Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana no domingo, 15 de Agosto de 2021.

18 mil atendimentos ao mês

O equipamento foi aberto à população na última sexta-feira (13/08/2021) com capacidade para realizar 18 mil atendimentos ao mês.

A unidade conta com 386 colaboradores e será gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O equipamento integra a Rede de Atenção às Urgências, que concentra os atendimentos de saúde de complexidade intermediária. Faz parte de um grupo organizado em conjunto com a atenção básica, hospitalar e domiciliar na cidade de São Paulo. A UPA contará com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

“A UPA é um equipamento estruturante no sistema de Saúde. Ela fica entre a unidade básica, que faz o atendimento primário da população, e o atendimento da rede hospitalar”, segundo o secretário da Saúde, Edson Aparecido.

Serviços da UPA Diogo de Faria

A unidade oferece os serviços de:
- odontologia,
- raio-X,
- eletrocardiografia,
- laboratório de exames e
- leitos de observação (adulto e infantil).

A UPA Vila Mariana presta atendimento qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e a primeira intervenção para os casos de natureza cirúrgica e de trauma. No local, é possível estabilizar os pacientes e realizar a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada caso. É possível manter o paciente em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica.

A UPA Vila Mariana atende à todas as normas de acessibilidade vigentes.

Endereço UPA Vila Mariana

- Endereço: Rua Diogo de Faria, 609 - Vila Clementino - São Paulo
- Funcionamento: 24 horas

Fonte: Prefeitura de São Paulo

11-5549-7032 - 5539-2083 (RH)
Rua Diogo de Faria, 609 - Vila Clementino - São Paulo