Programação de Música Erudita no Centro Cultural São Paulo - Clássicos do Domingo e Concerto ao Meio Dia

31/10/2007
Programação de Música Erudita no Centro Cultural São Paulo - Clássicos do Domingo e Concerto ao Meio Dia

A série mantém a tradição dos concertos dominicais, valorizando jovens talentos da música clássica brasileira - intérpretes e compositores -, além de apresentar nossos já consagrados artistas.

Clássicos do Domingo

Dia 04 - 11:30h

Sala Jardel Filho - Entrada Franca

Piano: Paulo Brucoli

Violino: Fábio Brucoli

Violoncelo: Mauro Brucoli

Frase: Grande oportunidade de apreciar dois dos maiores compositores do século XX em suas expressões camerísticas.

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O AulusTrio realizou concertos nas principais salas e teatros de música de câmara do Brasil. Participou também de festivais de música ministrando aulas coletivas. O grupo foi criado no ano de 2001, mas as apresentações em público e trabalhos de música de câmara acontecem desde o princípio do aprendizado musical dos irmãos. Por crescerem sob as mesmas influências e compartilharem dos mesmos meios o grupo é único em características musicais de interpretação e técnica.

O AulusTrio interpreta todo o repertório conhecido para a sua formação. É um grupo permanente, também com o objetivo de pesquisar, descobrir e revisar músicas dos compositores brasileiros. O grupo se apresenta em concertos, gravações, apresentações didáticas que envolvem breve história da música, aulas tipo workshop, palestras, master-classes e aulas individuais em eventos e festivais de música.

Abaixo estão algumas sugestões de repertório para concertos do trio. Os programas sugeridos duram aproximadamente 1 hora e 10 minutos de música sem intervalo.

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos, Premier Trio em Dó menor

- Allegro non troppo

- Andante sostenuto

- Scherzo

- Allegro troppo e Final

Dimitre Shostakovich, Trio n°2 op. 67

- Andante Moderato

- Allegro no troppo

- Largo

- Allegreto

Dia 11 - 11:30h

Sala Jardel Filho - Entrada Franca

Luiz Tenaglia (tenor) e Juvenal Moura (piano)

Frase: Tenor brasileiro Tenaglia, radicado na Suécia, ministra Masterclasse para cantores e apresenta recital com música italiana.

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Depois de cursar Jornalismo na Cásper Líbero, Tenaglia foi estudar canto em Munique e ópera em Düsseldorf, aperfeiçoando-se na Suécia, onde estabeleceu residência. Trabalhou como solista nas óperas de Kaiserslautern, Flensburg, Mainz, Malmö, São Paulo e Rio de Janeiro e como convidado para Missas, Oratórios e Recitais na Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo, Suécia e Brasil.

Tenaglia vem pela segunda vez a este CCSP para um recital que concluirá uma semana de Master Classes para cantores profissionais que serão selecionados mediante processo simplificado com preenchimento de ficha de inscrição, carta de intenção e entrevista. De terça 6/11 a sexta 10/11, num ritmo intenso de trabalho - das 13h às 19h - Tenaglia trabalhará aspectos técnicos como estilo, interpretação, pronúncia, técnica vocal, de um repertório que abrangerá árias de ópera, múica de câmara e música clássica brasileira e internacional. A masterclasse terá como assistente o pianista Juvenal de Moura, que também lhe acompanhará no recital de domingo com uma mostra do repertório italiano que terá tradução simultânea de Edmar Bulla nas traduções de Karin Bakke.

PROGRAMA

Luiz Tenaglia - tenor

Juvenal de Moura - piano

Edmar Bulla -narrador

Karin Bakke -textos

"Amor/ Paixão na Música Antiga Italiana dos séulos 17 e 18"

- O leggiadri occhi belli Anonimo

- Amarilli, mia bella Giulio Caccini (1546-1618)

- Povero Cor Niccola Manfroce (1791-1813)

- Son tutta duolo Alessandro Scarlatti (1659-1725)

- Amor, ch'attendi Giulio Caccini (1546-1618)

- Sebben Crudele Antonio Caldara (1670-1736)

- Sento nel core Alessandro Scarlatti (1659-1725)

- Nel cor più non mi sento Giovanni Paisiello (1741-1816)

(intervalo)

- Caro mio bem Giuseppe Giordani (1744-1798)

- Tu ch'hai le penne, amore Giulio Caccini (1546-1618)

- Selve amiche Antonio Caldara (1670-1736)

- Chi, sprezzando il sommo bene G.F. Händel (1685-1759)

- Piango Gemo Antonio Vivaldi (1678-1741)

- Lascia chio pianga G.F. Händel (1685-1759)

- Per la Gloria d'adorarvi Giovanni B. Bononcini (1678-1748)

Dia 18 -11:30h

Sala Jardel Filho - Entrada Franca

Klepsidra

Frase: A música colonial latino-americana desde o século XVI.

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O GRUPO

Fundado em 1992, por Eduardo Klein e Tiche Puntoni, o Klepsidra já apresentou seu trabalho em locais como Teatro Municipal de São Paulo, Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Palácio dos Campos Elísios, Catedral de Botucatu, Fundação Oscar Americano, Teatro Paulo Eiró, Teatro João Caetano, Teatro Artur Azevedo, Centro Cultural Vergueiro, Memorial da América Latina, Fundação Moreira Sales.

A atuação do grupo inclui participação também em festivais, como o III e o IV Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana, em várias cidades da Bolívia (2000 2e 2002), o Festival de Música Antiga de Juiz de Fora (2003), e o V Festival Internacional "La Musica Del Passado de América", em Caracas, Venezuela (2006).

O CD do grupo, Música Profana no Brasil (séculos XVIII e XIX), foi lançado em 2004 e uma gravação com algumas das interpretações do grupo integra o livro Festa, de István Jancsó e Iris Kantor (Edusp).

Curriculos dos Integrantes:

TICHE PUNTONI

Cravista foi bolsista do governo francês no Chantier International, em Guadalupe, e do governo belga no Seminnaire de Musique Ancienne, em Bruges, tendo participado de apresentações em Paris (França), Aix-la-Chapelle (Alemanha) e Luxemburgo. Frequentou curso de extensão universitária em instrumentos antigos no Instituto de Artes do Planalto, da Unesp. Por sua interpretação de Louis Couperin, foi convidada a participar do 4º Congresso Internacional sobre o Significado Musical, na Universidade de Paris (Sorbonne). Organizou e participou de vários conjuntos dedicados à música antiga, em São Paulo, sendo uma das idealizadoras do Klepsidra. Atualmente, desenvolve no Brasil intensa atividade didática.

EDUARD KLEIN

Flautista e gambista tem integrado vários conjuntos de música antiga. Foi um dos fundadores do grupo Renascer de Música Antiga e do Núcleo Tálea, editor do boletim A Tablatura, da Sociedade Pró-Música Antiga, tendo colaborado com as publicações O Instrumentista e Notas Ricordi, além de participar de programas radiofônicos sobre viola da gamba e música antiga em geral. Participou do seminário sobre ópera barroca em Bariloche (Argentina), como bolsista da Fundação Vitae. É um dos idealizadores do Klepsidra e da Companhia Papagalia.

BEATRIZ CHAVES

Flautista integra o Grupo Klepsidra desde sua fundação; participou do 1º Encontro de Flautistas, em Teresópolis e da 3ª Bienal de Música da Escola de Comunicação e Artes (USP). Integrou os conjuntos Pró-Arte, Ludomusical, Tourdion e o madrigal Klaus Dieter Wolf.

ROBERTO ANZAI

Flautista e gambista , regente , arranjador e instrumentista, Roberto Anzai é formado bacharel em música com habilitação em composição e regência pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho), onde atualmente é mestrando em Musicologia. Atua como diretor em montagens e espetáculos no Teatro-Escola Célia Helena e integra o quadro do corpo docente da Faculdade Cantareira, ministrando aulas de regência e canto coral no curso de graduação em música.Como regente dirige corais e grupos vocais, tanto estáveis quanto em festivais.Como instrumentista (flautas doce e viola da gamba), é integrante do grupo Klepsidra de Música Histórica e integra também o grupo Zabaione Musicale, atuando como flautista e cravista.

EDUARDO AREIAS

Tenor Cantor desde 1986, suas atividades musicais incluem a participação em corais, grupos de teatro e performances Em 1992, iniciou estudos de Canto Gregoriano e Interpretação de Semiologia Gregoriana, passando a integrar o Coral S. Pio X, com o qual participou do IV Festival de Canto Gregoriano de Watou (Bélgica,1994). Integrando o Nucleo Tálea de Musica Antiga, participou do I e II Festivais Internacionais de Música Antiga e Tradição Oral de Curitiba ("A Carreira Sem Fim de Fauvel, o Asno"1996 e "Carmina Burana na Casa da Fama"1997). Faz parte do núcleo de músicos do Teatro da Vertigem ("O Livro de Jó" 1995-1998/2003 e "O Paraíso Perdido" 2003),tendo participado de festivais no Brasil, Colômbia e Dinamarca. É um dos idealizadores e integrante da Companhia Papagalia.

PROGRAMA

MÚSICA COLONIAL LATINO-AMERICANA

1. "Corriente dicha la Mota" Pedro de Mota primo libro de Canzone, Napole, 1650

2. "Animado Galeon" Anônimo

3. "Sonata VII" Anônimo , Arquivo de la Catedral de México, allegro

Quatro Antífonas Chiquitanas (1691-1767)

de Música de Vísperas en las Reducciones (Bolívia)

4. "Fidelis servus" Anônimo

5. "Euge serve bone" Anônimo

6. "Domine, quinque talenta" Anônimo

7. "Exurgens Joseph" Anônimo

8. "Mira el malo" música: Juan Bermudo/ letra: Padre Jose de Anchieta (1555)

(transcrição R. Budasz)

9. "Retirada del Imperador" Zipoli séc. XVIII

10. "Venid a Sospirar con Jesú Amado" música : Cancioneiro D Élvas (transcrição Rogério Budasz)

11. "Jesus cad" Bernardo de Havestadt (1714-1781) Chile - Cancioneiro Chilidúgú cancion 13

12. "Como Aunque Culpa" Manuel de Sumaya (México, sec. XVIII)

13. "Fantasia nº 1" José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830)

do "Método para Pianoforte" (1821)

14. "Bacanal II" Daniel Steibelt (1765-1845) (c.1821)

15. "Você Trata o Amor em Brinco" música: Marcos Antônio Portugal (Lisboa, 1762 - Rio de Janeiro, 1830) / letra: Domingos Caldas Barbosa (Brasil, 1740 - Lisboa, 1800)

16. "Landum" Anônimo (séc. XIX) - (c.1848)

17. "Lundu" Anônimo (final do séc. XVIII) recolhida por Mario de Andrade

18. "Ganinha, minha ganinha" anônimo lundum séc. XVIII

19. "Moreninha" folclore paulista modinha

20. "Oygan una xacarilla" Rafael Antonio Castellanos (Guatemala, sec. XVIII)

Dia 25 - 11:30h

Sala Jardel Filho - Entrada Franca

Coral Paulistano sob a regência de Roberto de Regina

Frase: Maestro Roberto de Regina, conceituado cravista, luterista e pesquisador, rege o Coral Paulistano.

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Cantar em brasileiro: foi perseguindo esta idéia que Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura criou o Coral Paulistano em 1936. A proposta era levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo. Uma proposta de vanguarda, já que a elite paulistana, acostumada aos sotaques da música francesa e da ópera italiana, não dava importância ao movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época. Marco da história da música em São Paulo, o Paulistano foi um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. O interesse nacionalista fez o Departamento de Cultura criar em sua discoteca pública, um arquivo de melodias populares recolhidas por músicos ou através de gravações e filmagens. Em 66 anos, o Coral Paulistano teve a honra de receber a orientação de Camargo Guarnieri, Fructuoso Vianna, Miguel Arqueróns, Tullio Colacioppo, Abel Rocha, Zwinglio Faustini, Antão Fernandes, Samuel Kerr, Henrique Gregori e Roberto Casemiro. Atualmente, sob a regência de Mara Campos, o Coral Paulistano pretende criar uma nova relação com seu público, assumindo junto ao canto coral brasileiro o compromisso com a qualidade e com a postura de vanguarda que Mário de Andrade tanto defendeu.

Concerto ao Meio Dia

Co-Produção: Art Invest Marketing Cultural

www.artinvest.com.br

Dia 01 - 12:30h

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Eduardo Janho-Abumrad, baixo

João Moreira, pianista

Frase: Dois compositores de poéticas opostas num mesmo programa

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Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira(01/NOV)

O duo Eduardo Janho-Abumrad e João Moreira Reis atua desde 1985. Entre seus

programas constam obras que passeiam do barroco ao romantismo, do impressionismo ao modernismo, incluindo nacionalistas espanhóis e brasileiros. Dentre as apresentações, destacam-se as realizadas no Palazzo dei Leoni, em Asti, e no auditório da RAI, em Turim, ambas na Itália, além de MASP, Sala São Paulo e Theatro Municipal em São Paulo. Eduardo Janho-Abumrad tem atuação como solista lírico e de repertório vocalsinfônico e camerístico. Estreou na Europa com "Werther", em Bruxelas, em 1979, gravando, no mesmo ano em Madrid, um recital com músicas de autores brasileiros. Em 2001, cantou novamente o Don Basilio em "Il Barbiere di Siviglia", no Teatro São Pedro de Porto Alegre, com regência de Lutero Rodrigues e direção de Walter Neiva. Gravou Nourabad, nos "Pescadores de Pérolas", de Bizet, pelo selo Nuova Era.

PROGRAMA

Gabriel Fauré(1845-1924)

Après un revê

Mai

Automne

Les Berceaux

En prière

Chanson d'amour

Chanson du pêcheur

Clair de lune

Antônio Carlos Gomes (1836-1896)

Quem sabe?!...

Conselhos

Cos'è l'amore?

Notturno

Uma paixão amorosa piano solo

Il brigante

Di sposo... di padre ("Salvator Rosa")

Recitativo e arioso di Gilberto ("Maria Tudor")

Dia 08 - 12:30h

Raïff Dantas Barreto & Rose de Souza

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Frase: A inusitada combinação de voz e violoncelo

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Raïff Dantas Barreto, violoncelo

Rose de Souza, canto

RAÏFF DANTAS BARRETO nasceu em João Pessoa. Começou seus estudos de violoncelo aos 14 anos com o Prof. Nelson Campos. No ano de 1989 foi para a

Itália se especializar com o Prof. Enrico Contini no Conservatório Arrigo Boito de Parma, onde ficou até 1992. Ainda na Itália fez cursos com o pianista Dario De Rosa (Trio de Trieste) e com o "Nuovo Quartetto Italiano". Voltando ao Brasil foi por três anos primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Em 1994 produziu e lançou o CD "Carrapicho", de música brasileira, no Brasil e na Europa, alcançando sucesso de público e de crítica. Em 1996 assumiu a cadeira de primeiro violoncelo da Orquestra do Norte em Portugal. Foi violoncelista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo na temporada de 1997, tendo a oportunidade de trabalhar com Antonio Del Claro, Marco Antonio de Almeida, Watson Clis, entre outros. Atuou como solista sob as batutas de Eleazar de Carvalho, Fred Gerling, Lutero Rodrigues, Günter Arglebe, Leon Spierer, dentre outros. Fez recitais no Brasil, Espanha, Itália, Paraguai e Argentina. Em 1999, realizou a estréia brasileira do concerto nº2 para violoncelo de Schostakovitch com a Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência de Matheus Araújo. Em 2003 foi solista convidado da Camerata Fukuda e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte Raïff tocou com a Camerata Antiqua de Curitiba e com a Orquestra de Goyases (Goiás). Atualmente desenvolve intensa atividade camerística sendo integrante do QuartaD, do Trio Retrato Brasileiro, do Duo Quanta, do duo com a pianista Maria Teresa Madeira e desde 1998 colabora intensamente com o compositor Arrigo Barnabé. Ministrou vários cursos de férias no País podendo destacar os 25º, 26º e 27º "Curso Internacional de Verão de Brasília", XI FEMÚSICA- RJ, 14º Curso Internacional de Música Scala/ Juiz de Fora - MG, 36º Festival Internacional de Campos do Jordão. É professor de violoncelo na Faculdade Cantareira. Raïff toca no violoncelo "Príncipe do Brasil", gentilmente cedido pelo Príncipe Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança. Desde 2001 é o primeiro violoncelo no Teatro Municipal de São Paulo.

ROSE DE SOUZA, iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez em Montes Claros - MG, onde se formou nos cursos de Canto Lírico em 1989 e Flauta-doce em 1994.Em 1992, formou-se em Canto-lírico pela Faculdade Estadual de Artes de Montes Claros-MG. Como solista, cantou sob a regência dos maestros Sérgio Magnani, Sergio Igor Chnee. Participou das óperas "Madame Butterfly" e "La Bohème" de G. Puccini e dos musicais "The Phanthon Of The Opera" de A. L. Webber e "West Side Story" de L.Bernstein. Em 1996, em Portugal, estudou com os professores: Antônio Salgado (Lied e oratório) e Fernanda Corrêa (Ópera). Participou do coral da Fundação Conservatório Regional de Gaia, atuando na ópera "La Traviata" de G. Verdi, "Réquiem" de W. A. Mozart e fazendo apresentações como solista em várias cidades portuguesas. Participou de vários master-classes com grandes professores como: Ignácio de Nonno, Francisco Campos, Marcos Tadeu, Rio Novello, Neide Thomas, Jeller Filipe, Martha Heer, Jean Paul Fouchecaurt, João Paes e Illeana Cotrubas. Solista convidada da Camerata Antunes em novembro de 2005, cantando no Teatro do Mosteiro de São Bento na capital paulista. Em janeiro deste ano solou com a Camerata Ad Domun, concerto realizado na Igreja de São Francisco em João Pessoa-Pb.

PROGRAMA

Francisco Mignone (1897-1986)

Canção da mãe pauperrima (violoncelo e soprano)

Aquela modinha que o Villa não escreveu (violoncelo solo)

+ 1 3/4 (violoncelo solo)

Pinho quente (violoncelo e soprano)

Valsa quase modinheira (violoncelo solo)

Valsa da outra esquina (violoncelo solo)

Canto de negros (violoncelo e soprano)

Valsa improvisada (violoncelo solo)

Apanhei-te meu fagotinho "cellinho" (violoncelo solo)

Quando na roça anoitece (violoncelo e soprano)

Pattapiada (violoncelo solo)

Macunaíma (violoncelo solo)

Assombração (violoncelo e soprano)

Dia 15 - 12:30h

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Trio Images

Frase: a música de câmara em obras originais e transcrições, de Villa-Lobos a Piazzolla.

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Trio Images fundado em 1999 por Achille Picchi (piano), Cecília Guida (violino) e Henrique Muller (viola), o Trio Images já realizou apresentações no exterior, em diferentes localidades como: Armênia, Estados Unidos, Rússia e Argentina. Para tais concertos procuram apresentar um programa que mescla composições brasileiras com a música dos países em que se encontram, refletindo também no repertório apresentado no Brasil. O Trio também já realizou várias estréias de obras inovadoras, como obras dos compositores Marlos Nobre e Edmundo Villani-Côrtes, dedicadas especialmente ao Trio. Dentre as premiações, destacam-se: Revista Concerto na categoria "Grupo Revelação 2002" e a "Condecoração de Honra" (também no ano de 2002) do Governo Armênio pela expressiva divulgação da música daquele país. Cecília Guida - Spalla de várias orquestras brasileiras e européias, bolsista do governo alemão, diplomou-se com nota máxima pela Universidade de Köln, aperfeiçoando-se no Conservatório Superior de Genebra, Suíça. Estudou com grandes mestres como: Lyerco Spiller, Yehudi Menuhin, Berta Volmer, Max Rosta e Corrado Romano. Henrique Müller - Primeira viola de diversas orquestras brasileiras e européias estudou como bolsista do Conservatório Superior de Genebra, Suíça, com Corrado Romano, André Vauquet, Doris Roussiaud, dentre outros grandes mestres. Aluno de Cláudio Santoro, foi maestro da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo por 15 anos. Achille Picchi - Pianista, compositor, regente, musicólogo e pesquisador de música brasileira, estudou com Antônio Bezzan, Henrique Gregori e Camargo Guarnieri. Mestre pela USP (Universidade de São Paulo), premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1993 e vencedor do Prêmio Carlos Gomes em 1997, é professor de composição e análise na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Trio n° 1

Allegro non troppo

Johannes Brahms (1833-1897)

Trio op.40

Scherzo

Niels Gade (1817-1890)

Trio

Allegro con fuoco

Astor Piazzolla (1921-1992)

Primavera Porteña

La muerte del Angel

Achille Picchi(1952-)

Trio para violino, viola e piano

Aram Khachaturian (1903-1978)

Valsa (da suíte "Maskerade")

Dança do Sabre

Transcrição Achille Picchi

Heitor Villa Lobos (1887-1959)

O trenzinho caipira

Transcrição Achille Picchi (1952)

Dia 22 - 12:30h

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Estevão Maya-Maya, baixo

Carlos Roberto de Oliveira, piano

Frase: Na semana da consciência negra, a música russa na voz de Maya-Maya, com poemas de Puchkin, cuja mãe era de origem africana.

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Estevão Maya-Maya & Carlos Roberto de Oliveira. O maestro e cantor Estevão Maya-Maya trabalha na área musical há 35 anos, além de também desenvolver atividades como ator, dramaturgo e escritor. Sua voz é de baixo profundo, bastante rara, com extensão de três oitavas. Apresenta-se em recitais e concertos ao lado de orquestras e instrumentistas reconhecidos internacionalmente, como em sua apresentação em no teatro Colón de Buenos Aires, em setembro de 1998.

Maya-Maya combinou ao longo da carreira repertórios tanto eruditos como populares, estendendo essa mistura ao seu trabalho como regente de corais. Carlos Roberto de Oliveira, pianista, arranjador e compositor iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e na escola Magda Tagliaferro. Como pianista e tecladista apresentou-se com as bandas Gallery, Maksoud 150, Sax Ver Sax, com a cantora

Claudette Soares e Orquestra Filarmônica Norte - Nordeste sob a regência de Aylton Scobar. Gravou nove CDs com diversos artistas entre eles Raul de Souza,

Jorge Oscar, Eva Gomide, etc. Participou da série Clássicos do Domingo no Centro Cultural São Paulo em 2002 além de outros lugares também como Theatro São Pedro, Auditório da Cultura Inglesa e Projeto Música em Cena, no Centro Cultural FIESP.

PROGRAMA

A. Dargomysky (1813 - 1869)

Eu vos amei

Romança Oriental (do poema "As Gregas")

A.Borodin (1833 - 1887)

Para o Ausente da Pátria

P.Tchaikovsky (1840-1893)

O Rouxinol

A.Rubinstein (1887 -1982)

O Prisioneiro

A.Glazunov (1865-1936)

Canto Festivo para Baco

N.Rimsky-Korsakov (1844-1908)

Nas Colinas Sombrias da Geórgia

Vai-se o dia Chuvoso

O profeta

M.P. Mussorgsky (1839-1881)

Trechos da ópera "Boris Godunov"

Prólogo-Cena 2-Ária de Coroação: "Minha alma está aflita"

1° Ato- Cena 1- Monólogo de Pimen: "Ainda não concluí minha crônica"

1° Ato - Cena 2 : " Canção de Waarlam"

2 °Ato- 1° Monólogo de Boris: " Atingi o Poder Supremo"

2°Ato- 2° Monólogo de Boris: "Cena do Relógio"

4°Ato- Cena 1 -Relato de Pimen

Dia 29 - 12:30h

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Keith Underwood , flauta

Frase: Recital do flautista da Filarmônica de Nova Iorque que já gravou com Milton Nascimento.

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Keith Underwood construiu uma carreira como flautista e professor. Seus principais professores foram Salvatore Amato e Thomas Nyfenger, na Yale School of Music. Ele é solista dos grupos Parnassus and Ufonia, e se apresentou com as melhores formações musicais da região de Nova Iorque, incluindo a Filarmônica de Nova Iorque, a American Composer's Orchestra e o Orpheus Ensemble. Fez diversas gravações para selos como New World, CRI, Columbia e Musical Heritage, além de trilhas sonoras para filmes e televisão, em Nova Iorque e Los Angeles. Também gravou com diversos artistas, como Bejamin Verdery, Anthony Newman, Bobby McFerrin, Rod Stewart, Kathleen Battle, The Four Tops, Celine Dion e com o brasileiro Milton Nascimento. Keith é um renomado professor de flauta e de técnicas gerais para instrumentistas de sopro e cantores. Muitos de seus alunos foram encaminhados para tocar em orquestras de todo os Estados Unidos e de outros países. Também foi instrutor de instrumentos de sopros para a Sinfônica de New Jersey, a Sinfônica New World, a Sinfônica de Houston Symphony, a Sinfônica de Oregon, a Sinfônica de Honolulu, a Orquestra de Ópera de São Francisco, a Sinfônica Toledo e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Guanajuato, México. Atualmente, é professor na Faculdade de Música Mannes, na Universidade de Nova Iorque, na Escola de Música Aaron Copland e no centro de graduação CUNY. Ministrou muitas masterclasses e seminários nos Estados Unidos e outros países - incluindo Brasil, Japão, Itália e México -, em renomadas instituições, como Eastman School, Juilliard School, Universidade Rice, Conservatório de Nova Inglaterra,

Noturnos

Dia 06 - 19:30h

Sala Adoniran Barbosa - Entrada Franca

Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música

Regente: Gretchen Miller

Frase:

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A Orquestra Sinfonica Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música sobre a direção da Maestrina Gretchen Miller, congrega 120 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos de idade. Ja se apresentou no Teatro Paulo Eiró, Teatro Sao Pedro, Teatro Municipal de Santo André, Teatro Municipal de Sao Paulo, Teatro Ibirapuera, e Sala São Paulo, alem de realizar concertos didáticos em várias escolas. Faz espetáculos como "Pedro e o Lobo" e Reciclagem" com o Balé Municipal de Taubaté. Na apresentação do dia 6 de novembro o programa incluirá musica erudita com solistas da orquestra de violino, oboé, tuba, piano, e flauta.

Programa

Marcha do Scipio -- G.F.Handel

Concerto em Se menor para 4 violinos - Antonio Vivaldi

Allegro

Violino: Karen Machado

Cesar Augusto Bonfim

Thaise Maracaipe

Beatriz Ribeiro

Concerto em Do maior - Josef Haydn

Allegro

Piano: Camila Cursio Brioli

Slavonic Dance no. 8 - Anton Dvorak

Gabriel's Oboé - Ennio Morricone

Oboe: Gutierre de Alvarenga Machado

Pennywhistle Jig Henry Mancini

Flauta: Maria Vitoria Fregni

Fantasia para Tuba James Cuwow

Tuba:Jose Renato Sequeira

Dança do Sabre Aram Khatchaturian

Pavanne Maurice Ravel

Mestrecantores Richard Wagner

Blue Tango Leroy Anderson

Malaquena Ernesto Lecuona

Master Classe

De 6 a 9

Masterclasses de canto lírico com o tenor Luiz Tenaglia no CCSP

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Radicado na Europa há mais de vinte anos, o tenor brasileiro Luiz Tenaglia atua como solista nas mais renomadas temporadas de ópera do velho continente. Com esta vasta experiência, Luiz Tenaglia ministrará masterclasses para estudantes e conhecedores de canto lírico no CCSP com participação gratuita mediante processo seletivo simplificado. As inscrições estarão disponíveis em formulário no site www.centrocultural.sp.gov.br de 22 a 26 de outubro. O formulário preenchido deverá ser enviado para [email protected] . Os candidatos selecionados serão comunicados via e-mail e/ou telefone entre os dias 31/10 e 05/11.

Os masterclasses acontecerão de 6/11 a 9/11, das 13h às 19h - Sala de Oficinas 1

Em 11 de novembro Luiz Tenaglia apresenta o recital de canto, piano e narração "Amor e Paixão na Música Antiga Italiana dos séculos 17 e 18", na série Clássicos do Domingo, às 11h30, na Sala Jardel Filho com o pianista Juvenval de Moura e a narração de Edmar Bulla, sob a tradução dos textos de Karin Bakke.

Luiz Tenaglia - http://www.tenaglia.se/