Retrospectiva da obra da artista brasileira Betty Leirner
Formada em cinema pela USP, Betty Leirner trabalha na convergência de vários suportes e linguagens, dedicando-se há pelo menos duas décadas à realização de sua obra foto-cine-videográfica. Vivendo na Europa desde os anos 1980, já expôs individualmente em museus e instituições como a Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, o Fórum Ludwig de Arte Internacional de Aachen, o Museu do Cinema em Düsseldorf, e o Museu de Etnologia em Hamburgo, na Alemanha. Recentemente, seus filmes foram exibidos no Barbican Centre e, em março desse ano, na Tate Modern, em Londres. Em 1976, participou de sua primeira exposição coletiva no MASP e realizou sua primeira individual em 1978. No Brasil, teve suas obras exibidas no MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras instituições.
Composta por mais de 30 filmes rodados por Betty em diversos países, a programação inclui ainda um debate voltado à discussão sobre as relações entre linguagem e suporte na fotografia, no vídeo e no cinema. Participam da mesa a própria artista, o pesquisador Arlindo Machado, a videoartista Lucila Meirelles e o cineasta Joel Pizzini. Um livreto contendo as sinopses dos filmes, textos inéditos da autora inglesa Anat Pick, de Betty Leirner e do pesquisador Arlindo Machado, bem como traduções do inglês, japonês e alemão de textos adicionais da obra da artista, será distribuído gratuitamente ao público durante a mostra.
A A RETROSPECTIVA BETTY LEIRNER entra em cartaz na Cinemateca entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, e depois no Goethe-Institut São Paulo, entre 05 e 08 de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais, promovido pelo MinC e pela Funarte, com patrocínio da Petrobras, e conta com a produção e realização do Espaço Líquido, estúdio de criação audiovisual.
Não indicado para menores de 12 anos
ENTRADA FRANCA
Serviço
CINEMATECA BRASILEIRA
30 de setembro a 02 de outubro
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
GOETHE-INSTITUT SÃO PAULO
05 a a 08 de outubro
Rua Lisboa, 974
Pinheiros
Outras informações: (11) 3296-7000
www.goethe.de/saopaulo
PROGRAMAÇÃO
SALA CINEMATECA PETROBRAS
30.09 | QUINTA
20h00 PARES DÍSPARES
01.10 | SEXTA
20h00 PARES DÍSPARES
21h00 BRASIL INCÓGNITO
02.10 | SÁBADO
16h00 BRASIL INCÓGNITO
19h00 FOTOFILMES | DEBATE COM ARLINDO MACHADO, BETTY LEIRNER, LUCILA MEIRELLES E JOEL PIZZINI
GOETHE-INSTITUT SÃO PAULO
05.10 | TERÇA
17h00 FOTOFILMES
19h00 DJ D\'IMAGENS
06.10 | QUARTA
17h00 DJ D\'IMAGENS
19h00 ARTE & LINGUAGEM
07.10 | QUINTA
17h00 ARTE & LINGUAGEM
19h00 ART BEYOND POLITICS
08.10 | SEXTA
17h00 ART BEYOND POLITICS
19h00 JAPÃO INCÓGNITO
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES
PARES DÍSPARES
cinemateca – qui 30 20h00 | sex 01 20h00
Amor, de Betty Leirner
Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 18’ | Exibição em DVCam
Orfeu e Eurídice apaixonam-se por Amor. Após a descida musical de Eurídice ao Inferno, Orfeu procura resgatá-la utilizando a magia das letras. Eurídice descreve o desenrolar da história através de seu olhar.
Conto (Märchen), de Betty Leirner
Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor 5’ 30’’ | Exibição em DVCam
Continuação do filme precedente, uma história de amor entre o Sempre e o Nunca.
Cautela (Caution chain), de Betty Leirner
Alemanha / Portugal, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 10’ 55’’ | Exibição em DVCam
Filme que exibe o cotidiano português em situações prosaicas e sublimes. Gravado em Sesimbra e em Lisboa, Portugal. Trilha sonora especialmente composta por Guenther A. Buchwald, pioneiro do cinema silencioso, em estreia musical no Brasil.
Cura (Miraculous love’s wounding), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ | Exibição em DVCam
Que amor é este que ao ferir, cura. Amor impossível, puro amor. Gravado em Tokushima.
Canto (Lied), de Betty Leirner
Alemanha, 1996, S-Vhs, cor 3’ 40’’ | Exibição em DVCam
Em Hamburgo, um par de atores interpreta um par de baleias.
Relações abstratas (Abstract relations), de Betty Leirner
Alemanha , 1996, S-Vhs, cor, 6’ | Exibição em DVCam
Diálogo imagético entre \'duunddu\' vocêevocê e \'ichundich\' eueeu.
Pares díspares (Pares ímpares), de Betty Leirner
Alemanha, 1999, DVCam, cor , 5’
Diários de casamento. Jogos de palavras brincam com suas acepções através de nomes de pessoas, características e personagens, em um convite ao sorriso.
BRASIL INCÓGNITO
cinemateca – sex 01 21h00 | sáb 02 16h00
Trilha sonora (Soundtrack), de Betty Leirner
Brasil, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 1’ 16’’ | Exibição em DVCam
Gravado no Jardim Botânico, Rio de Janeiro: tudo na vida é relativo, menos os tons musicais.
Voz interior (Inner voice), de Betty Leirner
Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam
Homenagem ao Poeta, ao Pintor e ao Músico, gravada na Bahia de Siá Marianinha, na Chapada dos Guimarães e em Bonito, Pantanal.
Boogie man / sagrado, de Betty Leirner
Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam
Evoluindo para melhor atendê-lo: filmado no bairro da Liberdade, São Paulo durante o aniversário de Buda.
Boogie man / profano, de Betty Leirner
Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam
Evoluindo para melhor atendê-lo: filmado no bairro da Liberdade, São Paulo durante o aniversário de Buda.
Retrato da artista quando jovem (Portrait of an artist as a young woman), de Betty Leirner
Brasil, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam
Rio de Janeiro: a descoberta da poesia através dos olhos de Anna Frangipani.
Pares díspares (Ímpares pares), de Betty Leirner
Portugal, 1999, DVCam, cor, 2’ 30’’
Diários de casamento em Lisboa.
Cantas (Sings), de Betty Leirner
Portugal / Japão, 1999, DVCam, cor, 3’
Em Portugal, no Brasil e no Japão, navegar é preciso, viver não é preciso, diria Camões.
FOTOFILMES
cinemateca – sáb 02 19h00
goethe-institut – ter 05 17h00
O testemunho de Hiroshima (The testimony of Hiroshima), de Betty Leirner
Japão,1999, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 10’’ | Exibição em DVCam
Filme mudo sobre a passageira impossibilidade em descrever a dor através das imagens.
Estação de trens de Hiroshima 1 (Hiroshima Station 1), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ | Exibição em DVCam
Fotofilme. Após 54 anos da destruição da cidade, o culto à força e à beleza masculina na estação de trens de hiroshima.
O reino menos o rei, de Betty Leirner e Francisco Magaldi
Brasil, 1980, 16mm, pb, 5’ | Exibição em DVCam
Considerada uma das primeiras transcrições da obra do poeta Augusto de Campos para o cinema, foi realizado por Betty Leirner em parceria com Francisco Magaldi e apresenta a Opus Nr. 1 de Flo Menezes.
Amantes (Lovers), de Betty Leirner
Japão, 2000, Hi-8/DVCam, cor, 3’ 48’’ | Exibição em DVCam
Fotofilme. Um casal de garças imóveis na correnteza do Kamogawa em Kyoto, Japão, nos remete às relações entre a fotografia e o cinema.
Unphotographable, de Betty Leirner
Alemanha, 1996, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 30’’ | Exibição em DVCam
Declaração de amor singela e erótica, filmada em Hamburgo no mais severo inverno alemão dos últimos anos.
Sujeitobjeto (Subjectobject), de Betty Leirner
Alemanha / Suiça, 2007, Nikon D2, cor, 3’ 50’’ | Exibição em DVCam
Mise-en-film em 2.538 fotografias, de um poema no qual as palavras se misturam ao olhar do espectador. Realizado em Basel, junto à Florian Kutzli, o poema de Betty Leirner faz parte do ciclo "practices of meaning".
Amantes (Lovers), de Betty Leirner
Japão / Alemanha, 2001, HI-8, cor, 30’ | Exibição em DVCam
A diferença entre os semelhantes, a semelhança entre os diferentes, e suas variações.
DJ D’IMAGES
goethe-institut – ter 05 19h00 | qua 06 17h00
Dentina (Dentures), de Betty Leirner
Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ | Exibição em DVCam
Ao som da Melodia Húngara D 817, de Franz Schubert, Julie Osterhage brinca com o equilíbrio entre o ser e o não ser do sorriso.
Corps humain, corps céléste, de Betty Leirner
Inglaterra / Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 50’’ | Exibição em DVCam
Doris Palme
O futuro habita a relação entre os corpos e as idéias. Corpo humano (Doris Palme), corpo celeste (sol de Londres).
Alusão (Illusion of illusion), de Betty Leirner
Brasil, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 08’’ | Exibição em DVCam
"Onde a realidade é a ilusão da substancialidade, a poesia supera a ilusão da ilusão" (Betty Leirner).
Lírico (Lyrics), de Betty Leirner
Inglaterra / Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ 15’’ | Exibição em DVCam
Clãs: elogios e críticas.
Árvore de família (Tree of life), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 23’ | Exibição em DVCam
As impressões de uma família Japonesa narradas pela filha, numa adaptação visual da obra poético-musical "Family Tree".
Texto (Text 98), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 5’ | Exibição em DVCam
Aos pés do grande Buda de Kamakura, os ensinamentos e as moedas se misturam. De resto, a simplicidade e a memória do esquecimento.
ARTE E LINGUAGEM
goethe-institut – qua 06 19h00 | qui 07 17h00
Os seres-letras (Les êtres lettres), de Betty Leirner e Walter Silveira
Brasil, 1991, Vhs/Betacam, cor, 10’ | Exibição em DVCam
Vocalização de Betty Leirner a partir de seu livro homônimo realizado entre 1980 e 1990, onde a metalinguagem e a simultaneidade revelam o indivisível limite do legível. Texturas
sonoras de Cid Campos.
Matéria e loucura (Materia mentale), de Betty Leirner
Alemanha, 1992-1995, S8/S-Vhs, cor, 8’ | Exibição em DVCam
Mostra as propriedades de reflexão, transparência e opacidade de um cérebro incolor. Em um segundo momento, bichos-mãos penetram um aquário cheio de líquido bidimensional. Gravado no Westwerk, em Hamburgo.
Algarismos e Caracteres (Chiffren und schriften) de Betty Leirner
Alemanha, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 18’’ | Exibição em DVCam
Algarismos são substituíveis, caracteres, traduzíveis (E.W.). Homenagem à Michael Hamburger, Alfred Brendel e Elisabeth Walther (Bense) através da voz de Raoul Holzman.
György Ligeti, de Betty Leirner
Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 4’ | Exibição em DVCam
O grande compositor de música contemporânea ao escutar sua própria música. Gravado em Hamburgo por ocasião de seu aniversário de 70 anos.
Enunciado (Satz), de Betty Leirner
Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 4’ | Exibição em DVCam
"Satz" é uma substância determinada pela fórmula atômica de suas letras. Documentação da instalação permanente de B.L. na Literaturhaus de Hamburgo.
A câmara de Schubert (La chambre de Schubert), de Betty Leirner
Austria, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam
Ouvindo o Rio Steyr na Áustria, Schubert compôs o conhecido Forellenquintett. No quarto, doze janelas abertas, o testamento musical de Beethoven, cinco cubos de vidro contendo representações imateriais, a cadeira, a mesa, o cérebro quase vazio.
ART BEYOND POLITICS
goethe-institut – qui 07 19h00 | sex 08 17h00
O testemunho de Hiroshima (The testimony of Hiroshima), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 10’’ | Exibição em DVCam
Filme mudo sobre a passageira impossibilidade em descrever a dor através das imagens.
Mistérios políticos (Political mistakes), de Betty Leirner
Israel / Jordânia , 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 18’ | Exibição em DVCam
Que a solução por detrás da crença seja positiva. Versão original em inglês, árabe, hebraico, ídiche e japonês.
Além da política (Art beyond politics), de Betty Leirner
Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam
Depoimentos de Dieter Jänicke, Ohad Naharin, Ong Keng Sen e Eric Friedmann tomados, entre outros, na cidade de Hamburgo.
Cante comigo (Sing along), de Betty Leirner
Alemanha, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 7’ | Exibição em DVCam
Fotofilme que reflete o boom do turismo e a indiferença na Alemanha durante a guerra de desmantelamento da ex-Iugoslávia no coração da Europa.
O estrangeiro (Ebisu), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 6’ | Exibição em DVCam
Encontro inesperado no metrô de Tóquio: um grupo de trabalhadores, todos eles despedidos de seus empregos, fazem denúncias à porta da casa de seus patrões. Em um dos encontros, o patrão oferece café aos representantes dos trabalhadores: cada lata de café traz a inscrição "Boss".
Estação de trens de Hiroshima 2 (Hiroshima Station 2), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ 16’’ | Exibição em DVCam
Na estação de trens de Hiroshima, a semelhança entre japoneses e índios sul-americanos, e a ironia do uso das palavras no vestuário moderno.
JAPÃO INCÓGNITO
goethe-institut – sex 08 19h00
Conto (Märchen), de Betty Leirner
Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ 30’’ | Exibição em DVCam
História de amor entre o Sempre (Julie Osterhage) e o Nunca (Florian Kutzli).
Album de voyage (Travelog), de Betty Leirner
Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 24’ 35’’ | Exibição em DVCam
Filme síntese dos dois meses passados no Japão. Será que as moscas falam japonês? O que aconteceu ao sol ?
Japonês para principiantes (Japonese for beginners), de Betty Leirner
Israel / Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 10’ | Exibição em DVCam
Urashima Taro, um pobre pescador, pescou uma tartaruga e à terra incógnita ela o levou. De onde vens? O que esperas? Estás pronto? Parabéns. A lenda de Urashima Taro contada por Yamamori Sensei.
O futuro de uma ilusão (The future of a illusion), de Betty Leirner
Brasil, 2000, Hi-8/DVCam, cor, 6’ 37’ | Exibição em DVCam
Freud. Praia, morenice, sutra, batuque. Fotofilme: o Rio de Janeiro no primeiro dia do ano-milênio.
Cantas (Sings), de Betty Leirner
Portuga / Japão 1999, DVCam, cor, 3’
Em Portugal, no Brasil e no Japão, navegar é preciso, viver não é preciso, diria Camões.
Pares ímpares (Pares díspares), de Betty Leirner
Alemanha, 1999, DVCam, cor, 5’
Diários de casamento. Jogos de palavras brincam com suas acepções através de nomes de pessoas, características e personagens em um convite ao sorriso.