Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Massoterapia - uma nova profissão na área da saúde

30/06/2017
visibility 285

O Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) inicia em agosto de 2017 novas turmas - matutina e noturna - do Curso Técnico de Massagem. E para esclarecer sobre diversos aspectos sobre a profissão de massoterapia, o ITIO realiza encontros semanais e gratuitos com os interessados em conhecer sobre atividade.

Nesses encontros, sobre esta nova profissão na área da saúde, o ITIO explanará sobre o mercado de trabalho, como é ser massoterapeuta e áreas de atuação. Estas reuniões acontecem ao longo do mês de julho e no começo de agosto, até o início das aulas. Agende sua participação pelo telefone 5575-4251 com Jade ou Gerlane.

O que é ser massoterapeuta?
É o profissional que atua na saúde mental e física do indivíduo ou de uma coletividade, com técnicas de massagens como shiatsu e anmá.

Saúde mental
O estresse é um dos fatores mais prevalentes do mundo moderno que provoca a ansiedade. Como compensação, o indivíduo poderá buscar o álcool, a comida ou outras drogas para tentar acalmar a angústia de um cotidiano de não realizações de suas buscas. A massagem, com o toque, poderá diminuir estas insatisfações, resultando na diminuição da busca por fatores de compensação, como os citados acima.

Saúde física
Como saúde física, podemos exemplificar, melhora de uma distensão muscular, tratamento de uma dor lombar, no joelho ou no ombro. A fricção local, além de acalmar a dor, também promove a circulação de energia, que contribui com o caminho para o equilíbrio.

Saúde laboral
Hoje, há a tendência de se buscar um ambiente de trabalho harmonioso e prazeroso. Assim, há empresas que buscam aumentar a qualidade de vida no ambiente profissional, colhendo aumento de produtividade coletiva, que resulta em retorno financeiro. E uma das ferramentas para a saúde laboral é a massagem na sua forma clássica, com reflexologia, quick massage, entre outras.

Saúde estética
A busca por um visual satistatório - com diminuição das marcas da idade, das formas que o individuo desgosta e das gordurinhas em excesso - contribui com a auto estima, fazendo com que a pessoa encontre mais prazer no viver e se sinta mais amada. E para ir ao encontro desta aparência almejada, a massagem é uma grande aliada, pois, feita em pontos localizados gasta medidas, fortalece músculos e melhora o visual de uma pele já desgastada pelos anos. Mas é importante atentar que ser mais belo é um conceito individual, temporal e regional, então descubra o que o seu paciente deseja.

As saúdes não são individuais
Observe que estas muitas saúdes não existem individualmente, estão entrelaçadas, pois, por exemplo, quando há a melhora na aparência física, há aumento da auto-estima, que resulta em mais equilíbrio. Menos dor ... mais prazer. Então ao trabalho...

Autônomo
O profissional poderá ser autônomo, atendendo em domicílios ou em empresas diversas, sem vínculo empregatício. Mas não esqueça de pensar em um pecúlio para quanto tiver idade avançada.

Funcionário
Neste caso, o profissional é contratado pela regras da CLT e trabalha em empresas, por 20, 30 ou 40 horas semanais, com os benefícios previstos na legislação vigente.

Empresário
Clínica, locação de espaços, instalação de pacote laboral em empresa? O massoterapeuta pode se capacitar para ter uma clínica, onde empregará profissionais que fazem massagem, reflexologia, acupuntura, drenagem linfática, pilates, auriculoterapia, entre outros. Este conhecimento técnico em saúde permitirá acompanhar o profissional e o cliente, para garantir a qualidade dos serviços prestados. Também poderá pensar, em ter uma empresa que presta serviços em empresas, oferecendo um pacote de saúde.

O ITIO formou a primeira turma de técnicos em 2006
Recebeu autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para ministrar o Curso Técnico em Massoterapia em 2005, formou a primeira turma em 2006 com diploma válido em todo o território nacional. E assim... há mais de 10 anos inicia novas turmas, tanto matutinas quanto noturnas. As próximas, são em agosto de 2017.

Fonte: Instituto de Terapia Integrada e Oriental - ITIO
Rua Vieira Fazenda, 80, próximo ao metrô Vila Mariana - São Paulo
Telefone: 11 5575-4251