Acolhimento para pessoas em situação de rua na Vila Mariana

06/08/2017
Visualizado 1942 vezes.
Acolhimento para pessoas em situação de rua na Vila Mariana

Foi inaugurado - neste mês de agosto - um Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua na Avenida José Maria Whitacker, 2000, na Vila Mariana. O espaço oferece 120 vagas para acolhimento e 50 para atividades de convivência durante o dia. O funcionamento é de 24 horas com 100 vagas para homens e 20 para mulheres. A população poderá acionar pela central 156 a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) para que pessoas recebam abordagem social, se assim desejarem.

Estrutura do CTA
- banheiros estão equipados com vasos sanitários e chuveiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência;
- refeitório, bagageiro;
- sala para atividades e treinamentos;
- três vagas para moradores com carroças.

Serviços para os conviventes
- três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar;
- equipe multiprofissional composta por 23 funcionários com funções: gerente de serviço, técnico, assistente técnico, técnico especializado, orientador socioeducativo e agente operacional (cozinha e limpeza).

Os moradores em situação de rua podem procurar o novo serviço espontaneamente, mas os Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) da região também farão os encaminhamentos de acordo com a aceitação.

A população também pode ajudar os moradores em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada pela Central 156.

A implantação do equipamento contou com o apoio de empresas da iniciativa privada.