Origami, canto e piano - oficinas gratuitas na Biblioteca Viriato Corrêa

24/02/2018
Visualizado 1714 vezes.
Origami, canto e piano - oficinas gratuitas na Biblioteca Viriato Corrêa

A Biblioteca Pública Viriato Corrêa - na Vila Mariana - oferece três oficinas gratuitas: origami, canto e piano. As aulas iniciam em março e abril de 2018 e terminam em junho e julho. Os encontros de origami vão até dezembro.

Aulas gratuitas de canto com o músico Alejandro Lopez

- de 6 de março até 26 de junho, terças-feiras, das 10h às 13h
- 16 aulas no total - 20 vagas
- idade: a partir de 12 anos

Som e ritmo através do corpo

O repertório é composto por músicas das culturas latino-americanas: canções brasileiras, cubanas e do Rio da Prata. O senso rítmico e a percepção auditiva serão trabalhados com exercícios que fortalecem a compreensão musical através da internalização corporal. As atividades, sempre um caráter prático onde os participantes com conceitos de teoria musical como pulsação, tempo, contratempo, intervalos e escalas partindo da prática, ou seja, em todas as aulas o foco será tocar e cantar.

Alejandro López Jericó

Ministra oficinas há mais de dez anos em equipamentos culturais em diferentes estados brasileiros. Alejandro López estudou licenciatura em música e arte educação no Instituto de Professores Artigas de Montevidéu (Uruguai); canto e licenciatura em regência de corais na Escola Universitária de Música da Universidade da República (Montevidéu, Uruguai).

Pesquisa com canto coletivo

O método do professor Alejandro é resultado de pesquisa desenvolvida com o canto coletivo, há dezoito anos no Uruguai. O trabalho está baseado no processo, em que o coletivo é o alicerce que melhora o desempenho individual. Cada participante toma consciência da importância do seu trabalho para a obtenção de bons resultados do grupo, o que é um estímulo para a melhoria pessoal. Por último, é importante destacar que a atividade grupal e a percussão é um ótimo duo, que estimula o aluno a penetrar no universo da música.

Inscrições no link Curso de Canto

Cursos gratuitos de Origami, Canto e Piano

Aulas gratuitas de piano com Murilo Mazzotta

- de 7 de março até 11 de julho, quartas-feiras, das 13h às 15h, ou,
- de 9 de março até 13 de julho, sextas-feiras, das 13h às 15h
- 18 aulas no total - 8 vagas, quatro por turma
- idade: a partir de 12 anos

Introdução ao piano e teclado

Na oficina de iniciação ao piano e teclado serão desenvolvidas, tanto partituras populares, quanto eruditas, com diversificado repertório. O aprendizado de um instrumento musical contribui com o desenvolvimento cognitivo e emocional do indivíduo. Também, estimula a criatividade, elevando a autoestima. Compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Zequinha de Abreu são alguns dos nomes que tiveram o piano como instrumento-base de seu trabalho.

Murilo Mazzotta

Pianista Murilo Mazzotta, há mais de dez anos é professor de música e piano. Estudou Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com habilitação em piano. Também, é graduado em Psicologia pelo Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas.

Inscrições no link Curso de Piano

Aulas gratuitas de Origami com Tábata Costa

- de 4 de abril até 19 de dezembro, quartas-feiras, das 10h às 12h (não haverá aulas em julho)
- 34 aulas no total - 20 vagas, quatro por turma
- idade: a partir de 12 anos

---->>>> Oficina Culinária de Massas e Pães na FMO

Origamis lúdicos e dobraduras cinéticas

Origami é a junção de duas palavras japonesas: oru (dobrar) e kami (papel). Arte tradicional japonesa de criar formas e movimentos, dobrando-se papel. Embora não haja certeza de sua origem, foi no Japão que se desenvolveu e tornou-se uma forma de registro da história. Observando o mundo, o praticante de origami exercita e desenvolve a concentração, a memorização, a coordenação motora fina, a precisão e a criatividade.

Modelos de Origami

Em cada aula serão ensinados modelos diferentes de origami: variando entre formas tradicionais e modernas de brinquedos, animais e outras figuras). Criando-se mobilis, as dobraduras ganham movimentos, que os participantes vão colocar pelo espaço aberto da oficina.

Tábata Costa

Tábata - há mais de uma década - ministra artes plásticas em diferentes instituições de cultura. É é licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com habilitação em artes plásticas.

Inscrições no link Curso de Origami

Endereço da biblioteca Viriato Corrêa

- Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - São Paulo - SP
- telefones: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
- aberta das segundas às sextas-feiras das 10h às 19h
- sábados, das 11h às 18h e domingos, das 11h às 15h
- entrada franca

Veja outras atividades na Biblioteca Viriato Corrêa

Fonte: Prefeitura de São Paulo