Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Unifesp assume CAISM e amplia atendimento Médico

16/07/2018
visibility 937

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), juntamente com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), assumiu a gestão acadêmico-assistencial do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM). Do convênio, também participa a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Localizado na Rua Major Maragliano, na Vila Mariana, próximo à ESPM e à Escola Belas Artes, o CAISM oferece Atendimento na área de Saúde Mental aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi administrado pela Santa Casa de Mesericódia de São Paulo, e desde Março de 2018, é pela Unifesp.

Por ser filiado a um Centro de Pesquisa como a Unifesp, a Instituição também desenvolverá Pesquisa Acadêmica, em níveis de graduação, pós-graduação e residencia médica, a multiprofissionais da Área da Saúde. Tais atividades permitem que o CAISM/Unifesp caminhe para se tornar um Centro de Excelência em Saúde Mental.

Marcação de Consultas no CAISM

Os usuários são encaminhados por meio de marcação prévia da consulta, utilizando-se a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema CROSS).

Psiquiatria, Álcool e Drogas

No contexto da Saúde Mental, o CAISM atuará em cinco disciplinas:
- Psiquiatria Clínica
- Psicoterapia e Psicologia Médica
- Psiquiatria Infantil e Desenvolvimento
- Álcool e Drogas e Políticas Públicas
- Neurociências Clínica

Pronto-socorro, ambulatórios e internação

Hoje, a taxa de ocupação dos leitos é de 85%, com tempo médio de internação de 30 dias. O CAISM/Unifesp realiza, mensalmente, cerca de:
- 900 consultas no pronto-socorro
- 2.500 nos ambulatórios
- 44 no hospital-dia

Porém, a tendência desses números é aumentar, pois os Ambulatórios do Hospital São Paulo passaram para o CAISM/Unifesp nas últimas semanas.

Também, esse tempo de permanência média na internação, deverá ser diminuído. Pois a atuação é agora multidisciplinar, além de buscar oferecer a cada indivíduo um tratamento adequado ao seu caso. Assim, como consequência, será a redução desse tempo de internação.

Como fonte das informações, Marcelo Feijó de Mello, docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e coordenador do CAISM/Unifesp, via Portal da Universidade Federal de São Paulo.

Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM)

- Rua Major Maragliano, 241 - Vila Mariana São Paulo
- Telefone: 11-3466-2100
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- É difícil estacionar no Local
- Funcionamento: 24 horas

Segundo informações fornecidas por atendente, via o telefone 11-3466-2100
- Pronto Socorro tem atendimento 24 horas
- Ambulatório: das 7h às 19h, com marcação de consultas no local

Importante: O Atendimento Telefônico foi quase que instantâneo: assim que tocou, já houve resposta.