CAISM (Unifesp) inaugura Centro de Prevenção ao Suicídio

16/07/2020
Visualizado 37424 vezes.
CAISM (Unifesp) inaugura Centro de Prevenção ao Suicídio

CAISM inaugura Centro de Prevenção ao Suicídio

Com o objetivo de atender as populações de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem risco de suicídio, o CAISM (Unifesp) inaugura Centro de Prevenção ao Suicídio em 9 de setembro de 2020.

Centro de Prevenção

O Conversas de Vida - Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio tem como objetivo implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio em uma lógica de saúde pública, que possam ser replicadas na rede de atenção psicossocial do país.

Ações do Conversas de Vida

A atuação do Caism na Prevenção do Suicídio é além de atender pessoas em risco para suicídio, pois também:

  • capacita profissionais,
  • orienta escolas e empresas e
  • trabalha na elaboração de políticas públicas voltadas a reduçãod as taxas de suicídio no Brasil.

Também serão realizadas pesquisas epidemiológicas, clínicas, de neuroimagem, neuropsicologia, genética, biomarcadores, economia de saúde e modelos teóricos que norteiam o cuidado a essas pessoas e suas famílias. Segundo o site da Unifesp.

Como eu chego no Conversas de Vida

O programa atuará de maneira integrada com todos os serviços do CAISM: pronto-socorro, hospital-dia, enfermaria e ambulatórios. Este serviço ambulatorial funcionará às sextas-feiras no CAISM/Unifesp das 13h às 18h.

Assim, os pacientes podem ser recebidos a partir do:

  • pronto-socorro do CAISM,
  • contato direto via e-mail ou
  • encaminhamentos da rede pública de saúde.

Mais informações

Histórico do Caism na administração Unifesp

A Unifesp inaugurou em dia 31 de maio de 2019, a Unidade de Emergência Psiquiátrica do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM).

A Unidade Psiquiátrica tem estrutura para atender em torno de mil pessoas por mês, sob a supervisão de um chefe plantonista 24 horas e por equipes de residentes médicos e multiprofissionais.

O CAISM passou para a Unifesp em julho de 2018 e hoje é administrado por um convênio tripartite entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES/SP).

CAISM na Vila Mariana

Localizado na Rua Major Maragliano, na Vila Mariana, próximo à ESPM e à Escola Belas Artes, o CAISM oferece Atendimento na área de Saúde Mental aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi administrado pela Santa Casa de Mesericódia de São Paulo, e desde Março de 2018, é pela Unifesp.

Por ser filiado a um Centro de Pesquisa como a Unifesp, a Instituição também desenvolverá Pesquisa Acadêmica, em níveis de graduação, pós-graduação e residencia médica, a multiprofissionais da Área da Saúde. Tais atividades permitem que o CAISM/Unifesp caminhe para se tornar um Centro de Excelência em Saúde Mental.

Marcação de Consultas no CAISM

Os usuários são encaminhados por meio de marcação prévia da consulta, utilizando-se a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema CROSS).

Psiquiatria, Álcool e Drogas

No contexto da Saúde Mental, o CAISM atuará em cinco disciplinas:
- Psiquiatria Clínica
- Psicoterapia e Psicologia Médica
- Psiquiatria Infantil e Desenvolvimento
- Álcool e Drogas e Políticas Públicas
- Neurociências Clínica

Pronto-socorro, ambulatórios e internação

Hoje, a taxa de ocupação dos leitos é de 85%, com tempo médio de internação de 30 dias. O CAISM/Unifesp realiza, mensalmente, cerca de:
- 900 consultas no pronto-socorro
- 2.500 nos ambulatórios
- 44 no hospital-dia

Porém, a tendência desses números é aumentar, pois os Ambulatórios do Hospital São Paulo passaram para o CAISM/Unifesp nas últimas semanas.

Também, esse tempo de permanência média na internação, deverá ser diminuído. Pois a atuação é agora multidisciplinar, além de buscar oferecer a cada indivíduo um tratamento adequado ao seu caso. Assim, como consequência, será a redução desse tempo de internação.

Como fonte das informações, Marcelo Feijó de Mello, docente do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e coordenador do CAISM/Unifesp, via Portal da Universidade Federal de São Paulo.

Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM)

- Rua Major Maragliano, 241 - Vila Mariana São Paulo
- Telefone: 11-3466-2100
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- É difícil estacionar no Local
- Funcionamento: 24 horas

Segundo informações fornecidas por atendente, via o telefone 11-3466-2100
- Pronto Socorro tem atendimento 24 horas
- Ambulatório: das 7h às 19h, com marcação de consultas no local

Importante: O Atendimento Telefônico foi quase que instantâneo quando liguei. Pois assim que tocou, uma pesoa já atendeu.