Cognição Social e Consumo de Álcool

17/09/2020
Visualizado 810 vezes.
Cognição Social e Consumo de Álcool

Voluntários para pesquisas em Saúde

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas científicas, oferece vagas para voluntários em diversas áreas da saúde.

Confira as pesquisas em aberto:

  • Cognição Social e Consumo de Álcool
  • Impacto da Pandemia na Saúde Mental de Adultos
  • Covid-19 e sêmen
  • Terapia on-line de Luto
  • Envelhecimento e Doença de Alzheimer

01 - Cognição Social e Consumo de Álcool

O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) recruta voluntários(as) de 18 a 25 anos para pesquisa que vai analisar a influência da cognição social sobre o consumo de álcool entre jovens adultos(as).

A primeira etapa do estudo será totalmente on-line. São algumas perguntas sobre suas características pessoais e consumo de bebidas alcoólicas.

Sigilo: Suas respostas e a sua identidade estarão protegidas sob sigilo, com acesso apenas às pesquisadoras envolvidas.

Se você está nessa faixa etária e é sem qualquer transtorno psiquiátrico ou neurológico grave, participe acessando aqui.

02 - Envelhecimento e Doença de Alzheimer

A pesquisa Avaliação da Cognição Social no Envelhecimento Normal e na Evolução da Doença de Alzheimer busca voluntários com idade acima de 60 anos que tenham sido diagnosticados com DA.

Pesquisadoras do Serviço de Atendimento e Reabilitação do Idoso (SARI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) do Departamento de Psicobiologia da EPM/Unifesp - Campus São Paulo realizam estudo com objetivo de avaliar a cognição social em idosos(as) com diagnóstico de Doença de Alzheimer (DA).

Podem participar do estudo pessoas acima de 60 anos que tenham sido diagnosticadas com DA. A avaliação consiste em dois encontros virtuais com o(a) idoso(a) diagnosticado(a) na qual será feita uma avaliação neuropsicológica breve e avaliação da cognição social, além de um encontro virtual com o familiar. Cada encontro tem duração média de uma hora.

Sigilo

A Unifesp declara as informações no estudo são confidenciais e que sua identidade será preservada, garantindo assim o sigilo.

Quem pode participar

Podem participar do projeto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp, todas as pessoas com idade acima de 60 anos, que tenham sido diagnosticados com DA.

Como participar

Os(as) interessados(as) devem entrar em contato pelo e-mail sari.atendimentos@gmail.com.

Contatos

Todas as informações pertinentes serão fornecidas pela pesquisadora Gabriela Carneiro Martins pelo e-mail: carneiro.gabriela29@unifesp.br.

03 - Impacto da Pandemia na Saúde Mental de Adultos

Pesquisadoras do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) - Campus São Paulo estão realizando um estudo com objetivo Analisar o impacto da pandemia de covid-19 na saúde mental da população adulta.

Sigilo

A Unifesp declara as informações no estudo são confidenciais e que sua identidade será preservada, garantindo assim o sigilo.

Quem pode participar

Podem participar do projeto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp, todas as pessoas acima de 18 anos, independente de gênero e da região em que reside no Brasil.

Como participar

Para participar, basta responder um questionário e quatro escalas virtualmente que demora aproximadamente 20 minutos neste link Unifesp.

Contatos

Para mais informações escreva para as doutoras:

  • Maria Goreti da Silva Cruz, e-mail: cruz@unifesp.br
  • Ana Lúcia Moraes Horta, e-mail: ana.horta@unifesp.br

Participe acessando o link Unifesp.

04 - Covid19 e Sêmen

A Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo recruta voluntários homens, com idade entre 18 e 50 anos, que foram recém-diagnosticados com o novo coronavírus para participar de pesquisa sobre Covid-19 e Sêmen.

O projeto tem como objetivo avaliar a presença do vírus no sêmen e a sua interferência no potencial reprodutivo masculino. Serão realizadas coletas de sêmen e de hormônio, além de anamnese e exame físico no primeiro dia de coleta.

A professora Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do Setor de Educação da Unesco/Representação no Brasil, apresenta dados e discute as principais questões relacionadas à Educação no Brasil e no mundo.

Webinário IEAC - Ética em tempos de pandemia - Educação Global em tempos de pandemia: o que podemos aprender.

05 - Educação no Brasil: desafios

Ela inicia com um panorama da Educação no Brasil e nossos principais desafios. Em seguida, aborda as propostas da Unesco, braço das Nações Unidas no que concerne à Educação, estabelecidas em acordos internacionais assinados pelos países membros, que propõe metas para um desenvolvimento sustentável. Apresenta as principais metas relativas à Educação:

  • que seja inclusiva,
  • equitativa,
  • de qualidade e
  • permanente.

Assim como os principais desafios para atingi-las:

  • qualidade,
  • acessibilidade e
  • inclusão.

A apresentação culmina na discussão sobre o impacto da pandemia de covid-19, nas vantagens e desvantagens do ensino híbrido (presencial e remoto) e nos desafios para o retorno às aulas presenciais.

Serviço: Webinário IEAC

Ética em tempos de pandemia - Educação Global em tempos de pandemia: o que podemos aprender
Orgs.: IEAC / Grupo Neuro-I-Self (Prof.ª Dr.ª Marisa Russo e Prof. Dr. Paulo Bertolucci)
Data e horário: 12 de maio de 2021, às 18h
Link de acesso
Inscrições

Interessados devem entrar em contato com Adceia pelos telefones:

  • 11-5576-4488 ou
  • 11-5089-9200 (ramal 17195)

06 - Terapia de Luto por Covid-19

Grupos Unifesp de atendimento on-line em Terapia de Luto por Covid-19.

A Unidade de Intervenção à Família e Comunidade (Unifac) da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) - Campus São Paulo está com vagas abertas para atendimentos de grupo de luto terapêutico voltado a pessoas em situação de perda por covid-19.

Os(as) interessados(as) devem realizar inscrição pelo e-mail: luto.covid19.unifesp@gmail.com, para agendar atendimento on-line.