Revitalização da Nascente do Córrego do Sapateiro

01/09/2021
Visualizado 0 vezes.
Revitalização da Nascente do Córrego do Sapateiro

O Córrego do Sapateiro abastece o lago do Parque Ibirapuera.

Córrego do Sapateiro

A Vila Mariana está em uma região alta da cidade de São Paulo e por isso é rica em nascentes.

E uma dessas nascentes é o Córrego do Sapateiro  foi revitalizado. O local recebeu paisagismo, pintura nas paredes e portões e teve o chão de paralelepípedo refeito. A nascente ainda irá receber um painel feito por artistas parceiros da Associação de Moradores da Vila Mariana.

126 anos da Vila Mariana

No dia 3 de setembro é o aniversário de 126 anos da Vila Mariana. E para comemorar, a subprefeitura da região irá inaugurar uma pequena obra na nascente do Córrego do Sapateiro.

Revitalização do Córrego

  • O local por onde a nascente passa recebeu paralelepípedos intertravados.
  • Os blocos de cimento têm pequenas saliências, impedindo que eles se encostem e bloqueiem a passagem da água para o solo.
  • O vão entre os tijolos é completado com areia, assim o sistema fica travado sem perder a permeabilidade.

Manter a possibilidade da água voltar para o solo é importante para evitar alagamentos durante períodos de chuva ou cheias.

Águas subterrâneas de São Paulo

A parceria entre Subprefeitura, Conselho Participativo e a associação de moradores da região permitiu um diálogo aberto entre todas as partes e uma vasta troca de ideias. O projeto também visa valorizar e trazer a atenção do público para as águas subterrâneas de São Paulo.

O bairro, que cresceu em torno de um Matadouro Municipal, é uma região com grande riqueza hídrica, a qual conta com mais de 13 nascentes.

Local da Inauguração

A Inauguração será na Rua Luftalla Salim Achoa (Travessa da Rua Capitão Cavalcanti), às 15h do dia 3 de setembro e contará com a presença de representantes de todas as partes envolvidas na revitalização e do Projeto Rios e Ruas, uma iniciativa voltada para as águas subterrâneas.

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

Mais locais na Vila Mariana