Cursos Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall - localizado no Bairro da Vila Mariana, próximo ao metrô Santa Cruz - publicou sua agenda de cursos.
Cursos Lasar Segall
- A escrita literária
- Ateliê livre e atendimento
- Uma história da arte no Brasil
- Iniciação à xilogravura
- Iniciação à litografia
- Iniciação à gravura em metal
- Grupo de estudos de desenho e orientação de trabalhos
A escrita literária
O curso sobre escrita literária tem por objetivo apresentar recursos literários e linguísticos que contribuem para a maior expressividade do texto e especificar a natureza e a importância em determinada forma (poema, crônica, conto). Para assim, possibilitar a aquisição de técnicas de criação poética que tornem mais íntima a relação com a palavra e com as formas literárias consagradas.
- Público: aberto a pessoas que desejam aperfeiçoar-se na escrita do texto literário narrativo, modalidade de texto que trabalha os conteúdos da ficção ou da imaginação.
Conheça o Ebook Memórias de Uma Mãe no Kindle Amazon
Ateliê livre e atendimento
O Ateliê livre e atendimento é um espaço dedicado ao desenvolvimento e orientação de projetos individuais, aberto aos interessados que tenham conhecimento da técnica da gravura.
- Público: aberto aos frequentadores dos cursos e atendimento do ateliê de gravura e aos interessados no desenvolvimento de projetos individuais em gravura, com conhecimento nos meios que pretende utilizar.
Uma história da arte no Brasil
O objetivo do curso é a compreensão da arte produzida no Brasil, desde o “achamento” desse território, passando pelo florescimento da cultura religiosa no período colonial, o estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e o advento da modernidade.
- Público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior, a partir de 14 anos de idade.
Iniciação à xilogravura
O curso Iniciação à xilogravura tem como objetivo introduzir os princípios construtivos dos processos de gravação e impressão em relevo – xilogravura e outros suportes – e proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolver projetos pessoais. O curso propõe o estudo da técnica através da demonstração e experimentação dos procedimentos, e a apresentação da obra de artistas que a utilizaram ao longo da história.
- Público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior, a partir de 14 anos de idade.
Iniciação à gravura em metal
O curso Iniciação à gravura em metal tem como objetivo introduzir os princípios construtivos dos processos de gravação e impressão em encavo - gravura em metal - e proporcionar aos participantes a possibilidade de desenvolver projetos pessoais. O curso propõe o estudo da técnica através da demonstração e experimentação dos procedimentos, e a apresentação da obra de artistas que a utilizaram ao longo da história.
- Público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior, a partir de 14 anos de idade.
Iniciação à litografia
Iniciação à litografia tem o intuito de proporcionar aos participantes um primeiro contato com a técnica da litografia, assim como a experimentação de outros processos planos de multiplicação da imagem. O trabalho se faz através da demonstração dos procedimentos, experimentação, análise de imagens, cruzando reflexões sobre a técnica e a história, visando a realização de trabalhos individuais.
- Público: aberto aos interessados, sem necessidade de conhecimento ou experiência anterior, a partir de 14 anos de idade.
Grupo de estudos de desenho e orientação de trabalhos
A formação de um grupo de estudos de desenho e orientação de trabalhos atende à necessidade dos frequentadores do ateliê de gravura de se aprofundar em questões do desenho, que se associam à sua produção em gravura, bem como atender a uma demanda por propostas para o estudo do desenho. O trabalho ocorrerá às segundas-feiras, com duas reuniões por mês, através da proposição de práticas do desenho associadas a questões relativas aos materiais e processos, leitura de textos afins, visitas a exposições e análise de obras de artistas e reflexão sobre os trabalhos produzidos no grupo.
- Público: aberto aos frequentadores dos cursos e atendimento do ateliê de gravura e aos interessados no estudo do desenho
Paulo Camillo Penna
Paulo Camillo Penna é doutor em artes visuais pela ECA-USP, fez estudos de pós-graduação na Byam Shaw School of Arts em Londres. Coordena desde 2006 o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall.
Lecionou desenho e gravura no Centro Universitário Belas Artes e trabalhou como educador no MASP. Atua como artista visual, expõe regularmente seu trabalho e possui obras em coleções privadas e acervos públicos em instituições e museus, dentre eles Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar.
Datas e Inscrições no Site do Lasar Segall
Clique aqui para acessar o Site do Museu
Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados em tempo integral por seus responsáveis. E ambos deverão fazer inscrição para o curso.
Fonte: Museu Lasar Segall
- endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana - SP
- horários de funcionamento: quarta a segunda-feira, das 11h00 às 19h00
- fechado nas terças-feiras