Unifesp Recruta Voluntários

06/07/2025
Unifesp Recruta Voluntários
Participe de Pesquisas da Unifesp: Recrutamento de Voluntários no Campus São Paulo

Unifesp recruta voluntários

1. Alimentação consciente: qualidade de vida para profissionais da saúde

Profissionais da área da saúde que atuam em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde estão sendo convidados para participar de uma nova pesquisa da Unifesp (Campus São Paulo). O estudo visa investigar como práticas de alimentação consciente podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais.

Quem pode participar?

O estudo busca voluntários com idade entre 20 e 59 anos, que atuem em:

  • Hospitais
  • Clínicas e consultórios
  • Ambulatórios
  • Laboratórios
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
  • Demais espaços de atendimento em saúde (públicos ou privados)

Além disso, é necessário ter um IMC entre 18,5 kg/m² e 40 kg/m².

Objetivo da pesquisa

O projeto investiga a relação entre a prática de alimentação consciente e os indicadores de bem-estar físico e emocional dos profissionais da saúde. A expectativa é que os resultados contribuam para novas estratégias de promoção da saúde ocupacional.

Como se inscrever?

Se você atende aos critérios e deseja colaborar com a ciência, envie um e-mail para:

Email: [email protected]

Clique aqui para acessar a página completa da pesquisa

Por que participar?

Ao participar, você contribui para o avanço da ciência e pode refletir sobre seus próprios hábitos alimentares, além de ganhar acesso a conteúdos relacionados à saúde e bem-estar.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

2. Amamentação no Ambiente de Trabalho

Unifesp convida participantes para pesquisa sobre Amamentação no Ambiente de Trabalho

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está conduzindo uma nova pesquisa que busca compreender os desafios e as experiências relacionadas à amamentação no ambiente de trabalho em empresas brasileiras.

Quem pode participar?

Podem participar pessoas com mais de 18 anos que tenham algum vínculo com empresa pública ou privada no Brasil, sejam elas:

  • Trabalhadores(as) atuais
  • Ex-funcionários(as)
  • Empregadores(as)

Requisitos para participação

O único requisito é preencher um questionário online, que leva entre 10 e 15 minutos. Não é necessário comparecer presencialmente nem fornecer dados pessoais sensíveis.

Objetivo da pesquisa

O estudo visa identificar as principais dificuldades e avanços nas políticas de apoio à amamentação no local de trabalho, contribuindo para a elaboração de práticas mais saudáveis e acolhedoras para mães e bebês.

Como participar?

Para colaborar com a pesquisa, basta acessar o link abaixo e responder ao formulário:

Responder o formulário da pesquisa

Por que participar?

Ao participar, você estará ajudando a mapear a realidade da amamentação nas empresas brasileiras e contribuindo com dados essenciais para futuras ações de saúde pública e bem-estar materno-infantil.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

3. Covid Longa

Unifesp procura voluntários para pesquisa sobre Covid Longa

A Universidade Federal de São Paulo está conduzindo um estudo científico para investigar os efeitos da covid longa, condição que afeta pessoas mesmo meses após a infecção inicial. O objetivo é compreender os sintomas persistentes e propor estratégias de tratamento mais eficazes.

Quem pode participar?

Pessoas adultas, de ambos os sexos, que apresentem sintomas por mais de três meses após a infecção confirmada por covid-19. Exemplos de sintomas:

  • Dificuldade para realizar esforços físicos
  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Cansaço físico
  • Perda de energia

Objetivo da pesquisa

O estudo busca entender como a covid-19 pode provocar sintomas prolongados e qual o impacto dessas alterações na qualidade de vida dos pacientes, visando o desenvolvimento de melhores práticas clínicas e terapêuticas.

Como participar?

Se você se identificou com os sintomas listados, entre em contato com a equipe de pesquisa pelo WhatsApp:

WhatsApp: (11) 93345-2427

Saiba mais na página oficial da pesquisa

Por que participar?

Além de contribuir com a ciência, você poderá ter acesso a avaliações médicas e ajudar no avanço do conhecimento sobre uma das síndromes mais desafiadoras da atualidade.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

4. ASMR e qualidade do sono

Pesquisa da Unifesp investiga relação entre ASMR e qualidade do sono

Você sente formigamento agradável ou relaxamento profundo ao ouvir sons suaves, como sussurros, estalos ou escovação de cabelos? Isso pode ser ASMR — uma resposta sensorial que está sendo investigada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.

Sobre a pesquisa

O objetivo do estudo é analisar como o ASMR (Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial) pode influenciar na qualidade do sono e relaxamento. É uma área ainda pouco explorada pela ciência, mas com grande potencial terapêutico.

Quem pode participar?

A pesquisa é aberta a pessoas interessadas no tema e que estejam dispostas a responder um questionário online sobre suas percepções ao assistir vídeos de ASMR e a relação disso com o sono.

Como participar?

Basta acessar o link oficial da pesquisa, preencher o formulário e contribuir com a ciência:

Responder ao questionário da pesquisa

Por que participar?

Ao participar, você ajuda a expandir o conhecimento científico sobre o ASMR e suas possíveis aplicações para melhorar a qualidade do sono e o bem-estar emocional.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

5. Estresse percebido em cuidadores de idosos

Pesquisa da Unifesp analisa estresse e suporte familiar de cuidadores de idosos com fragilidade clínica

A Universidade Federal de São Paulo está recrutando voluntários para um estudo que avalia o nível de estresse percebido e o apoio familiar recebido por cuidadores de pessoas idosas em situação de fragilidade clínica.

Quem pode participar?

Esta pesquisa é voltada a pessoas que atuam como cuidadores(as) de idosos com condições de saúde fragilizadas. O estudo busca entender a realidade emocional e os desafios cotidianos enfrentados por esses cuidadores.

Objetivo da pesquisa

O estudo pretende mensurar o impacto do cuidado contínuo na saúde mental do cuidador, com foco especial em níveis de estresse e na percepção de apoio familiar. Os resultados podem contribuir para a criação de políticas públicas de acolhimento e suporte.

Como participar?

A participação é feita por meio de um questionário online. Para acessar o formulário e mais informações, clique no link abaixo:

Responder à pesquisa da Unifesp

Por que participar?

Ao participar, você estará contribuindo com dados essenciais para melhorar o entendimento sobre a saúde emocional dos cuidadores e poderá refletir sobre seu próprio bem-estar e rede de apoio.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

6. Ayahuasca no tratamento do alcoolismo

Unifesp estuda uso de ayahuasca no tratamento do transtorno por uso de álcool

A Universidade Federal de São Paulo está conduzindo uma pesquisa inovadora que investiga a viabilidade e segurança do uso da ayahuasca como parte do tratamento para o transtorno por uso de álcool. A ayahuasca é uma bebida tradicional amazônica que vem sendo estudada por seus potenciais efeitos terapêuticos.

Objetivo da pesquisa

O estudo pretende avaliar, sob critérios clínicos e científicos, se a ayahuasca pode ser uma alternativa segura e viável no auxílio ao tratamento de pessoas que enfrentam o alcoolismo.

Quem pode participar?

A pesquisa busca voluntários que estejam diagnosticados com transtorno por uso de álcool. Detalhes sobre critérios de inclusão são informados no momento do contato com a equipe de pesquisa.

Como participar?

Interessados devem acessar a página oficial do estudo para mais informações e orientações sobre o processo de seleção:

Acessar a pesquisa sobre ayahuasca e álcool

Por que participar?

Você poderá contribuir com uma das pesquisas mais relevantes do país sobre o uso de substâncias naturais no tratamento de dependências químicas, além de receber acompanhamento especializado durante o processo.

Local da pesquisa

Universidade Federal de São Paulo - Campus São Paulo.

Outras oportunidades de participação

Consulte a página oficial da Unifesp para conhecer outros estudos com recrutamento aberto:

Voluntários para Pesquisa - Unifesp

Links Úteis para Idosos e seus Familiares