Psicologia

Empresas de Psicologia

A.F.S. Serviços Médicos

Atende convênios e particulares; consultas na área de
Neurologia - Psiquiatria - Psicologia 11-3884-0615 - 11-9 6471-8141
Rua Borges Lagoa, 564 - conj. 81 - Vila Clementino - São Paulo

Atendimento Psicológico Gratuito na Vila Mariana

Escola de Psicologia da Unipaulistana

A Escola de Psicologia da Unipaulistana oferece Atendimento Psicológico Gratuito na Vila Mariana. Esse serviço é prestado pelos alunos dos 9º e 10º semestres, supervisionados por professores qualificados.

Ao lado da Estação Vila Mariana do Metrô, a UniPaulistana iniciou suas atividades no início dos anos 1970, na época, intitulada Faculdade Paulistana.

Hoje, em nível de Graduação, o Centro Universitário Paulistano mantém cursos de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Pedagogia, além de Cursos Superiores de Tecnologia.

E em Pós-graduação, oferece Psicopedagogia, entre outras.

Atendimentos Psicológicos Gratuitos

A Escola de Psicologia da UniPaulistana oferece gratuitamente as seguintes psicoterapias

- Psicodiagnóstico de crianças e adolescentes
- Psicoterapia Infantil (crianças a partir de 13 anos)
- Psicoterapia de Adolescentes
- Orientação de Pais
- Psicoterapia de Adultos e Idosos
- Psicoterapia de Grupo para Casais e Família

Há atendimentos em grupos para faixas etárias de:

- 18 a 24 anos
- 25 a 30 anos
- 30 a 45 anos

Endereço dos atendimentos

- Rua Madre Cabrini, 38 - 10º andar - metrô Vila Mariana
- Telefone: (11) 5549-3033
- E-mail: clinica@unipaulistana.edu.br

Fonte: Centro Universitário Paulistano

Veja mais opções de tratamento psicológico gratuito em São Paulo.

Saiba mais sobre o Departamento de Psiquiatria da EPM/Unifesp.

clinica@unipaulistana.edu.br

CAISM - Centro de Atenção à Saúde Mental

O CAISM Vila Mariana oferece atendimentos destinados ao tratamento da Saúde Mental.

São atendidas pessoas com condições psiquiátricas ou decorrentes do uso de substâncias psicoativas, de várias faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos, objetivando oferecer uma assistência integral e de qualidade.

CAISM Vila Mariana

Unidade Básica de Saúde, CAPS

Para ser atendido no CAISM procure a Unidade Básica de Saúde, CAPS ou hospital da sua região de moradia. A equipe de saúde destes locais poderá solicitar o agendamento através do sistema CROSS, que é o sistema que cuida dos encaminhamentos no estado de São Paulo.

Após o agendamento pelo sistema CROSS, a equipe do CAISM entrará em contato com você para confirmar a data e o horário da sua consulta.

Em fevereiro de 2023, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – e o Departamento de Psiquiatria da EPM – Escola Paulista de Medicina inauguraram a nova Enfermaria para adultos do CAISM - Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental Vila Mariana.

A unidade do Governo do Estado passou por uma reforma que visa garantir o conforto e segurança dos pacientes internados. São 21 leitos para atendimentos relacionados a problemas psiquiátricos e decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

O CAISM Vila Mariana é referência em saúde mental e emergências psiquiátricas, além de ser um espaço para o desenvolvimento acadêmico. A unidade realiza 3 mil atendimentos mensais de forma gratuita e de qualidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Centro de Prevenção ao Suicídio

Com o objetivo de atender as populações de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem risco de suicídio, o CAISM (Unifesp) mantém Centro de Prevenção ao Suicídio desde setembro de 2020.

Conversas de Vida

O Conversas de Vida - Centro de Promoção de Esperança e Prevenção de Suicídio tem como objetivo implementar estratégias baseadas em evidência na prevenção de suicídio em uma lógica de saúde pública, que possam ser replicadas na rede de atenção psicossocial do país.

Ações do Conversas de Vida

A atuação do Caism na Prevenção do Suicídio vai além de atender pessoas em risco para suicídio, pois também:
⇒ capacita profissionais,
⇒ orienta escolas e empresas e
⇒ trabalha na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução das taxas de suicídio no Brasil.

Também são realizadas pesquisas epidemiológicas, clínicas, de neuroimagem, neuropsicologia, genética, biomarcadores, economia de saúde e modelos teóricos que norteiam o cuidado a essas pessoas e suas famílias. Segundo o site da Unifesp.

Como chegar no Conversas de Vida

O programa atuará de maneira integrada com todos os serviços do CAISM: pronto-socorro, hospital-dia, enfermaria e ambulatórios. Este serviço ambulatorial funcionará às sextas-feiras no CAISM/Unifesp das 13h às 18h.

Portanto, os pacientes podem ser recebidos a partir do:
⇒ pronto-socorro do CAISM,
⇒ contato direto via e-mail ou
⇒ encaminhamentos da rede pública de saúde.

Mais informações
⇒ E-mail: contato@conversasdevida.com
⇒ Site: https://conversasdevida.com

Telefone: 11-3466-2100
Endereço CAISM/Unifesp: Rua Major Maragliano, 241, Vila Mariana, São Paulo/SP
https://www.caism.org.br/

Liliam Fraia Psicopedagoga

Liliam Fraia é psicopedagoga e tem mais de 30 anos de experiência no acolhimento e orientação de crianças, adolescentes e suas famílias.

O psicopedagogo é um personagem importante, pois além de apresentar técnicas que vão ajudar o aluno a vencer suas dificuldades, também trabalha para identificar as necessidades psicoafetivas do estudante, focando na sua evolução.

Quando recorrer ao psicopedagogo

Na presença de dificuldade escolar

Neste caso, recomenda-se o atendimento pedagógico individualizado. São intervenções diretas da psicopedagoga nas disciplinas escolares, nas quais a criança apresenta baixo rendimento.

Reforço escolar

Este trabalho é desenvolvido emergencialmente para preparar o aluno para as provas, assim aumenta-se a possibilidade de melhoria das notas.

Quando há a necessidade de cuidados psicológicos

Com o atendimento psicoterapêutico, busca-se tratar questões de ordem emocional, com apoio, acolhimento e terapia para a criança ou adolescente que necessita de cuidados psicológicos.

Orientação familiar

Nas sessões de orientação familiar objetiva-se conscientizar os responsáveis, quanto a importância de se conhecer melhor a criança ou adolescente para que possam juntos, enfrentar e manejar as situações adversas. Quando presente, também há orientação quanto a possíveis transtornos.

Ludoterapia

Com a ludoterapia é uma ferramenta importante da psicopedagogia, pois com ela consegue-se acessar os conflitos, medos e dificuldades mais íntimos do indivíduo.

Assim, pode-se perceber situações vividas no cotidiano familiar e escolar as quais o indivíduo sente-se pouco confortável ou não sabe como compartilhar com a família. A sessão terapêutica constitui-se de jogos, desenhos, manifestações artísticas e expressões.

Os resultados da ludoterapia ajudam a direcionar o trabalho do psicopedagogo.

Trabalho Psicopedagógico

1. Avaliação

A partir de uma avaliação é possível se fazer um diagnóstico inicial para se direcionar o trabalho a ser desenvolvido com a criança ou adolescente.

Liliam Frais tem experiência com adolescentes também, sobretudo aos que necessitam de apoio emocional, pedagógico e organizacional.

A avaliação poderá ser feita no consultório ou na escola.

Duração: cada sessão dura de 50 a 60 minutos, em torno de quatro a cinco semanas.

2. Medidas emergenciais

Atendimentos na escola

Pode ser duas vezes por semana para os casos mais urgentes. É necessário um local onde esteja apenas a criança ou adolescente juntamente com o psicopedagogo.

Atendimentos no consultório

No consultório, os atendimentos podem envolver questões pedagógicas, terapêuticas ou emocionais.

Atendimentos na casa do aluno:

Em último caso, até mesmo na residência do aluno se ele não puder ser atendido na escola ou no consultório.

Se necessário, os atendimentos poderão incluir reforço nas disciplinas de humanas.

3. Suportes práticos

O processo se inicia com uma entrevista com a família.

Se necessário, entre as atividades de Liliam Fraia está a orientação pedagógica aos professores das disciplinas as quais o aluno apresentou pouco rendimento.

Quem é Liliam Fraia

Liliam Abrão Martins De Fraia Souza nasceu em São Paulo, cursou Magistério de 1ª a 4ª série com Habilitação em Pré-Escola.

Graduou-se em Pedagogia.

Pós graduou-se em Psicopedagogia Clínica e em Psicologia Junguiana, pelo Instituto Junguiano De Ensino e Pesquisa.

Fez curso de Extensão em Língua Espanhola pela Universidade de Granada, Espanha para contribuir com sua experiência no renomado colégio bilíngue de São Paulo, Miguel de Cervantes.

Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, construindo assim, uma vasta e importante experiência em sala de aula.

Psicopedagoga na escola PlayPen Global School e no tradicional Colégio Rio Branco na área de Psicopedagogia Clínica.

Colunista no blog Saúde Infantil Hospital Sabará.

É coautora do livro Falando sobre Crianças e Adolescentes.

Artigos de Liliam Fraia

Ficar de recuperação

O fim do ano chegou e vem carregado de situações de estresse para o estudante e família. As culpas, os medos, os questionamentos e a ansiedade são recorrentes nos momentos de alerta, portanto, não é hora de julgar.

É preciso gerenciar as tarefas, e o que nos resta fazer é orientar e acolher o aluno para enfrentar o final do ano letivo.

O primeiro passo é diferenciar o que foi dificuldade na disciplina, ou, se seu filho foi relapso com os estudos. Assim, poderão decidir as estratégias de estudos a serem trabalhadas.

Leia o texto completo clicando aqui

Questões temperamentais

Muito se tem falado a respeito da falta de limite das crianças e da inabilidade dos pais ou de sua pouca autoridade na relação com os filhos, mas não podemos deixar de lembrar que também existem as características de temperamentos nos traços de personalidade do indivíduo e que precisamos entendê-los.

Os comportamentos nem sempre são aprendidos como as propriedades cognitivas, pois muitas crianças dominam o conhecimento, porém, não aprendem a conviver, trocar com o outro, a se frustrar ou dominar suas vontades.

Leia o texto completo clicando aqui

O perigo da compulsão por jogos

Tem sido muito comum a chegada no consultório de famílias um tanto desorientadas com relação a influência dos eletrônicos no cotidiano dos adolescentes.

Recentemente recebi um casal encaminhado por um neuropediatra cuja sugestão era a necessidade de uma psicopedagoga para ‘’colocar o garoto nos trilhos ‘’.

Organizar sua rotina escolar, seus estudos, a melhora do foco atencional, horários de lazer, suas prioridades e demais atividades. E, paralelamente a estes eventos, também delimitar o controle de acesso aos jogos eletrônicos, uma vez que esta atividade tem sido excessiva.

Leia o texto completo clicando aqui

Leia mais artigos no Blog de Psicopedagogia

Atendimentos

Atualmente, Liliam Fraia atende crianças e adolescentes em seu consultório na Vila Mariana em São Paulo.

WhatsApp: 11-99962-1444
Rua Áurea - Vila Mariana - SP
https://www.liliamfraia.com.br
liliamfraia@gmail.com

Psicóloga Clínica e Saúde Hospitalar - Mônica Zappa Resende

Psicóloga Clínica de Adultos e Adolescentes e Especialista em Psicologia da Saúde: Psicologia Hospitalar pela PUC DE SÃO PAULO com mais de 10 anos de experiência em consultório e hospital. Atendimento a pacientes renais crônicos, agudos e transplantados, pacientes neurológicos e patologias crônicas e gerais. Atendimento para Pré-Cirurgia e Pós-Cirurgia. Orientação ao familiar do doente e do hospitalizado. (11)7627-2075
Rua Cap. Mór Roque Barreto, 47 - Paraíso
monicaapz@globo.com